Ervas Medicinais / Plantas medicinais

30 ervas que combatem o resfriado e a gripe

30 ervas que combatem o resfriado e a gripe

https://www.prevention.com/

ervas para resfriado e gripe

Do primeiro dia do outono ao derradeiro degelo da primavera, há muito o que aproveitar de setembro a março. Infelizmente, o mesmo período de meses que inclui o Dia de Ação de Graças, a Véspera de Ano Novo e o Dia dos Namorados tem um lado sombrio: a temporada de resfriados e gripes. Não deixe um inseto desagradável derrubar você este ano! E não gaste uma fortuna em medicamentos sem receita que podem ter alguns efeitos colaterais graves.

Em vez disso, use essas ervas para descongestionar, aliviar dores de garganta e se sentir melhor. (Observação: verifique com seu médico se estiver grávida ou amamentando antes de tomar qualquer remédio à base de ervas.)

 Fonte: RodaleWellness.com .

Astragalus (Astragalus membranaceus)

Astragalus (Astragalus membranaceus)

Use a raiz desta planta perene para dar ao seu sistema imunológico uma chance de lutar. “Sua raiz amarela contém compostos que estimulam o sistema imunológico, promovendo a formação de anticorpos, aumentando a produção de células T e aumentando o fornecimento de células brancas do sangue que combatem infecções”, diz Balick. Ele diz que você pode cortar a raiz e adicioná-la a sopas e ensopados enquanto eles cozinham (mas tire-os antes de servir).

Nota importante: não tome astrágalo se estiver grávida ou amamentando.

manjericão

Manjericão (Ocimum basilicum)

Certo, a temporada do manjericão é verão, mas isso não significa que você não possa mantê-lo o ano todo . Balick diz: “Para desfrutar de ervas durante o inverno , corte as folhas do manjericão recém-colhido e coloque-as em uma bandeja de cubos de gelo. Encha a bandeja com água e congele”. O manjericão ajuda a reduzir a febre e a aliviar os sintomas de resfriados, tosses e gripes.

Pimenta preta (Piper nigrum)

Pimenta preta (Piper nigrum)

Este tempero provavelmente está bem na mesa da sua cozinha. “Na China, onde a pimenta-do-reino é conhecida como hu jiao, a erva é popular para aliviar o catarro de um resfriado”, diz Balick, então adicione-a ao seu caldo de osso para clima frio e aproveite os benefícios.

 

4 of 30

Catnip (Nepeta cataria)

Este parente de hortelã não é apenas para gatinhos. “Como essa erva estimula a transpiração, também é usada para tratar febres”, diz Balick. Pode ser servido com uma salada ou como um chá.

Nota importante: Não tome catnip se estiver grávida.

 

Canela (Cinnamomum verum)

OBTURADOR
5 de 30
Canela (Cinnamomum verum)

Não enrole apenas o seu exterior quando estiver resfriado. Aqueça-se por dentro também, com este alimento que cura os intestinos. “A canela é usada para aquecer o corpo e limpar a congestão de muco devido a resfriados e gripes”, diz Balick.

Nota importante: embora seja seguro quando usado como tempero culinário, não tome canela medicinalmente se estiver grávida.

Prímula (Primula veris)

OBTURADOR
6 de 30
Prímula (Primula veris)

Pode ser difícil visualizar prados quentes e tranquilos quando você está preso na cama com um resfriado, mas a raiz dessas lindas flores amarelas pode ajudar. “As raízes, que contêm saponinas triterpenóides, têm propriedades expectorantes poderosas”, diz Balick. Use prímula como uma decocção para liberar catarro e congestão no peito. Coloque as raízes e a água (1 xícara de água para cada 30 gramas de raiz) em uma panela e leve para ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por 20 minutos. Coe e beba.

Nota importante: Não tome prímula se estiver grávida ou tomando aspirina ou medicamentos anticoagulantes prescritos, como a varfarina.

Echinacea (Echinacea purpurea)

SHUTTERSTOCK
7 of 30
Echinacea (Echinacea purpurea)

Nenhuma lista estaria completa sem a equinácea, a garota-propaganda das ervas curativas. “A erva é mais eficaz se tomada durante o estágio inicial da infecção”, diz Balick. Desfrute-o como um chá, fervendo a raiz em água por 10 minutos.

Nota importante: tenha cuidado se você tem alergia a plantas da família aster (como ambrósia), incluindo equinácea.

Sabugueiro (Sambucus canadensis)

SHUTTERSTOCK
8 of 30
Elderberry (Sambucus canadensis)

“O sabugueiro tem sido chamado de ‘o baú de remédios do povo’ por causa dos muitos usos terapêuticos da planta”, diz Balick. “Estudos demonstraram que o xarope de sabugueiro e os extratos podem reduzir os sintomas e a duração da gripe, em comparação com um placebo.” Ele também recomenda fazer um chá com as flores.

Eucalipto (Eucalyptus globulus)

9 de 30
Eucalipto (Eucalyptus globulus)

Afaste-se do vapor, esfregue e pegue um pouco de eucalipto . Na verdade, essa planta costuma ser o ingrediente ativo nas massagens sem prescrição médica, então vamos pular os outros ingredientes de enchimento e ir direto para a respiração fácil. “Inalar o vapor de algumas gotas de óleo essencial de eucalipto colocado em água fervente pode ajudar a limpar as infecções nos seios da face e nos brônquios”, diz Balick.

Alho (Allium sativum)

10 de 30
Alho (Allium sativum)

“As pessoas usam alho para a saúde e a cura há mais de 5.000 anos”, diz Balick – e com razão. Com benefícios antivirais, antiinflamatórios e antifúngicos, o alho é o canivete suíço dos remédios de jardim, então não é surpreendente que as pesquisas tenham mostrado que os suplementos de alho podem prevenir um resfriado.

Gengibre (Zingiber officinale)

11 de 30
Gengibre (Zingiber officinale)

O gengibre ( entre seus muitos usos ) é um diaforético ou um composto que induz a sudorese. Isso o torna eficaz para quebrar a febre e aliviar outros sintomas de resfriado ou gripe. A receita de Balick para o chá de gengibre : despeje uma xícara de água fervente sobre meia colher de chá de gengibre em pó e deixe em infusão por 10 minutos. Despeje o líquido e descarte o pó. Você também pode usá-lo como gargarejo para dores de garganta.

Observação importante: embora seja seguro quando usado como tempero culinário, não tome gengibre medicinalmente se estiver grávida ou tiver cálculos biliares.

Horehound (Marrubium vulgare)

12 de 30
Horehound (Marrubium vulgare)

Esqueça o xarope para tosse comprado na loja e faça o seu próprio com a receita de Balick: ferva 30 ml de folhas de marroio frescas ou secas em 2 xícaras de água por 10 minutos. Coe as folhas e meça o líquido restante. Adicione o dobro de mel do que o líquido e misture bem. (Certifique-se de usar mel genuíno – mel falso está disponível!) O xarope pode ser armazenado em uma garrafa fechada na geladeira por até 2 meses. A dosagem é de 1 colher de chá a 4 vezes ao dia para acalmar a tosse.

Nota importante: Não tome marroio se estiver grávida ou amamentando. Não confunda com marroio preto ou fedorento (Ballota nigra).

Rábano (Armoracia rusticana)

13 de 30
Rábano (Armoracia rusticana)

Essa raiz picante não é apenas rica em vitamina C , mas também contém isotiocianatos e sulforfano, dois compostos que eliminam a congestão. Balick diz que você pode fazer seu próprio condimento de raiz-forte ralando a raiz e adicionando vinagre conforme desejado.

Nota importante: Não tome rábano em grandes quantidades se estiver grávida, amamentando ou sofrendo de distúrbios gastrointestinais ou renais.

Hissopo (Hyssopus officinalis)

14 de 30
Hissopo (Hyssopus officinalis)

“Os fitoterapeutas usam hissopo para aliviar os sintomas de resfriados, gripes e outras infecções respiratórias”, diz Balick. Essas folhas cinza peludas têm gosto de uma mistura de sálvia e hortelã e podem ser usadas para dar sabor a sopas e pratos de carne, e também para fazer produtos de limpeza antibacterianos .

Nota importante: Não tome hissopo se estiver grávida.

Erva-cidreira (Melissa officinalis)

15 de 30
Erva-cidreira (Melissa officinalis)

Cheio de vitamina C, Balick diz que a erva-cidreira faz um bom chá : despeje uma xícara de água fervente sobre 5 a 6 folhas frescas ou 1 colher de chá de folhas secas. Íngreme por 5 minutos e estique as folhas. Este chá irá ajudá-lo a relaxar e aliviar dores de estômago.

Nota importante: Consulte um médico ou fitoterapeuta se você tiver um problema de tireóide antes de tomar esta erva, recomenda James Duke, PhD, em The Green Pharmacy .

Capim-limão (Cymbopogon citratus)

16 de 30
Capim-limão (Cymbopogon citratus)

Outra opção de planta cítrica é o capim-limão (experimente caldo de gengibre e capim-limão para começar). “Tradicionalmente, as pessoas fazem um chá quente com as folhas para o tratamento de febres, tosses e resfriados”, diz Balick. Despeje uma xícara de água fervente sobre 5 a 6 folhas frescas ou 1 colher de chá de folhas secas. Outra maneira de usar esta erva calmante é na banheira (como fazer uma xícara gigante de chá para você mergulhar). Basta colocar um saco de malha cheio de folhas picadas sob a água quente enquanto enche a banheira.

Raiz de alcaçuz (Glycyrrhiza glabra)

17 de 30
Raiz de alcaçuz (Glycyrrhiza glabra)

Desculpe, fãs Twizzlers, mas não estamos falando sobre os doces açucarados. Esta erva funciona bem como expectorante e demulcente, e você pode usá-la para fazer seu próprio xarope de ervas para tosse . “Seus efeitos calmantes nas membranas mucosas o tornam útil no tratamento de dores de garganta e tosse”, diz Balick. Faça o chá de alcaçuz fervendo 1 colher de chá da raiz (seca e fatiada) em 1 xícara de água por 10 minutos e coe. Ele diz que você pode tomar 2 a 3 xícaras por dia por até 7 dias.

Nota impotente: Não tome alcaçuz se estiver grávida, tiver doença cardíaca, doença hepática ou hipertensão.

Manjerona (origanum majorana)

18 de 30
Manjerona (origanum majorana)

Esqueça os descongestionantes: respire mais fácil com a manjerona (como bônus, também é uma das melhores plantas para as abelhas ). “Quando levado ao sistema respiratório por inalação de vapor, a manjerona pode ajudar a desbloquear os seios da face e a aliviar a laringite”, diz Balick. Você pode até adicionar óleo essencial de manjerona à água do banho para relaxar e aliviar os sintomas de resfriado e gripe.

Marshmallow (Althaea officinalis)

19 de 30
Marshmallow (Althaea officinalis)

“Antes que a gelatina e outros produtos fossem usados ​​para dar aos marshmallows sua consistência almofadada, as raízes dessa erva criavam o efeito”, explica Balick. Um chá de raízes ajuda a aliviar dores de garganta devido às membranas mucosas inflamadas e pode encurtar o comprimento e a gravidade da tosse. Cozinhe 1 xícara de água para cada 30 ml de raiz por 20 minutos, coe e divirta-se.

Nota importante: o marshmallow pode atrasar a absorção de outros medicamentos.

Experimente: Chá Buda de marshmallow orgânico

Verbasco (verbascum thapsus)

20 de 30
Verbasco (verbascum thapsus)

Esta planta é um tratamento tradicional para problemas respiratórios e uma das formas naturais de curar infecções de ouvido . “Os médicos modernos recomendam chá de folha de verbasco ou decocção para problemas respiratórios, bem como para dores de garganta”, diz Balick. Despeje 1 xícara de água fervente sobre 1 a 2 colher de chá de folhas frescas e deixe em infusão por 10 minutos antes de coar. Ele recomenda passá-lo por um filtro de café ou gaze para filtrar quaisquer fios de cabelo irritantes remanescentes.

Orégano (Origanum vulgare)

21 de 30
Orégano (Origanum vulgare)

Não é estranho à maioria de nossas cozinhas (ou a praticamente todos os pratos italianos), o orégano é um ótimo remédio para tosses, seja como chá ou inalado como vapor, e até serve como uma erva antiinflamatória para a saúde da próstata .

Trevo vermelho (Trifolium pratense)

22 de 30
Trevo vermelho (Trifolium pratense)

Essas lindas flores rosa crescem em toda a América do Norte e funcionam bem como expectorantes, e são até ervas daninhas comestíveis . “A erva é um tratamento tradicional para tosse, bronquite e congestão no peito”, diz Balick. Beba a erva como um chá calmante, mergulhando flores secas em água quente por 10 minutos.

Camomila romana (Chamaemelum nobile)

23 de 30
Camomila romana (Chamaemelum nobile)

Tosse mantendo você acordado à noite? Não há nada como uma xícara de chá de camomila para relaxar você. “Tomado antes de deitar, o chá de camomila quente é muito eficaz no tratamento da insônia”, diz Balick, e nada derrota um resfriado como uma boa noite de sono.

Nota importante: tenha cuidado se você tem alergia a plantas da família aster (como a ambrósia), incluindo a camomila .

 

Alecrim (Rosmarinus officinalis)

24 de 30
Alecrim (Rosmarinus officinalis)

Se você nunca experimentou um óleo essencial para a cura , comece aqui. Respirar o alecrim aromático com vapor alivia muito a congestão nasal e torácica. Além disso, tem um cheiro incrível. Os benefícios de comer alecrim (a planta, não o óleo essencial) também são fantásticos.

Sage (Salvia officinalis)

OBTURADOR
25 de 30
Sage (Salvia officinalis)

Esta erva de cozinha comum é um clássico para dores de garganta e tosse . “Os praticantes de ervas sugerem beber chá de folhas de sálvia ou usá-lo como gargarejo”, diz Balick. Faça um chá despejando 1 xícara de água quente sobre 1 colher de chá de sálvia seca ou 2 colher de chá de folhas frescas. Íngreme por 10 minutos e coar. Sage também é reconhecido na Alemanha como um tratamento para o excesso de suor.

Nota importante: embora seja seguro quando usado como tempero culinário, não tome sálvia como medicamento se estiver grávida ou amamentando.

Olmo escorregadio (Ulmus rubra)

26 de 30
Olmo escorregadio (Ulmus rubra)

O olmo é aprovado pelo FDA como um remédio suave para tosse e dor de garganta . Desfrute deste chá 2 a 3 vezes por dia, despejando 1 xícara de água fervente sobre 1 a 2 colher de chá de casca em pó. Balick recomenda adoçar com mel, melaço ou estévia e até adicionar outras especiarias como canela ou gengibre para dar sabor.

Nota importante: Olmo-escorregadio pode atrasar a absorção de outros medicamentos.

Hortelã (Mentha spicata)

27 de 30
Hortelã (Mentha spicata)

Existem muitas variedades de hortelã , mas esta suave é ótima para resfriados. Balick diz: “Na aromaterapia, é usado para tratar a fadiga e também as doenças respiratórias, como resfriados, tosses e bronquite.”

Tomilho (Thymus vulgaris)

28 de 30
Tomilho (Thymus vulgaris)

Todo mundo está tão ocupado que ninguém tem tempo para lidar com um resfriado – trocadilho intencional. “O chá de tomilho alivia a tosse e os espasmos brônquicos e ajuda a limpar a congestão e o muco de um resfriado”, diz Balick. “O tomilho também é rico em antioxidantes que combatem doenças .”

Nota importante: embora seja seguro quando usado como tempero culinário, não tome tomilho medicinal se estiver grávida ou amamentando.

Valeriana (Valeriana officinalis)

29 de 30
Valeriana (Valeriana officinalis)

Você não precisa de Nyquil para ter uma boa noite de sono com um resfriado. Tudo que você precisa é de uma xícara de chá de raiz de valeriana. “Usado como um sedativo leve desde os tempos da Roma Antiga, esse remédio natural para dormir não causa dependência e não tem efeitos colaterais conhecidos”, diz Balick. Faça um chá cobrindo 1 colher de chá da raiz seca com 1 xícara de água fervente. Íngreme por 10 minutos.

Nota importante: não tome valeriana se estiver grávida.

Yarrow (Achillea millefolium)

30 de 30
Yarrow (Achillea millefolium)

Yarrow é rico em flavonóides e tem propriedades antiinflamatórias e antiespasmódicas, o que pode ajudar quando você está lutando contra uma tosse. Quando preparado na forma de chá, é um famoso remédio inglês para resfriados e gripes .

Nota importante: não tome se estiver grávida; tenha cuidado se você tem alergia a plantas da família do áster (como a ambrósia), incluindo mil-folhas.

Similar Posts