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Alimentos do verão, de dezembro a março

Alimentos do verão, de dezembro a março.

 Editado de: https://casavogue.globo.com/

FRUTAS
Abacaxi

Mais comum nos meses de dezembro a janeiro, o abacaxi tem propriedades anti-inflamatórias, além de ser rico em vitamina C. Aproveite para preparar camembert com geleia de abacaxi.

Babana nanica
Popular durante fereveiro e março, a banana nanica cai bem em receitas de sobremesa, como nessa torta de banana com chocolate caramelizado. Por ser rica em fibras, a fruta é indicada para normalizar o trânsito intestinal.

Goiaba
Com grande valor medicinal, a goiaba é rica em vitaminas A, B e C. Comum durante todo o verão, de dezembro a março, é ótima para criar receitas veganas como este rocambole de goiabada.

Carambola
A carambola é daquelas frutas que fazem parte dos conselhos de vó. É indicada para prevenir gripes e resfriados por ser rica em vitaminas A, B e C. Aproveite a época, mais comum de janeiro a março,  torta crua de chocolate que leva carambola.

Laranja pera
Fonte de sais mineiras como cálcio e potássio, vitaminas do complexo B e C, a laranja pera, comum em dezembro.

Limão
A época do limão é de janeiro a março, mas a fruta costuma aparecer durante o ano todo na mesa dos brasileiros. Conhecido por melhorar a digestão, ele marca presença nesta salada de abacate e coentro.

Maçã 
Dizem por aí que comer uma maçã por dia mantém as pessoas longe dos médicos. Entre os inúmeros benefícios da frutas, ela evita o envelhecimento precoce e ajuda a controlar o LDL, conhecido por colesterol ruim. Mais entre os meses de fevereiro e março.

Mamão formosa 
De dezembro a fevereiro é mais fácil encontrar o mamão formosa nos supermercados e feiras. Aproveite para preparar a torta de frutas vermelhas. Lembre-se, o mamão é ótimo aliado para pele e visão.

Manga
Melhora a digestão e combate a prisão de ventre, essa é a manga! Comum em dezembro, a fruta do verão surpreende a receita de pudim de manga com granola.
Melancia

Melancia
Conhecida por ter propriedades diuréticas, a melancia surpreende. A fruta costuma ser mais comum de dezembro a fevereiro.

Melão 
Dezembro é mês do melão! Para quem ama a fruta. Ela é indicada para controlar a pressão arterial.

Pessêgo
Por ter poucas calorias e oferecer sensação de saciedade, o pêssego é um ótimo aliado para quem quer emagrecer. Aproveite sua época, de janeiro a março, para preparar o parfait de frutas amarelas.

TUBÉRCULOS E RAÍZES
Beterraba

Fonte de proteína, fibras e vitamina B6, a beterraba é mais comum nos meses de janeiro a março.

Cenoura 
Mais comum em dezembro, a cenoura é rica em betacarotena, fibras e vitamina C. Aproveite para preparar uma sobremesa com ela. Que tal bolo de cenoura com amêndoas?

LEGUMES
Abóbora 

Fonte de proteína, a abóbora é excelente aliada na alimentação vegana e vegetariana. Comum entre fevereiro e março, não tem como resistir a uma boa receita de abóbora caramelada.

Berinjela 
Que tal preparar uma berinjela à parmegiana? O legume comum durante todo o verão é rico em antioxidantes e vitaminas do complexo B.

Chuchu 
A época do chuchu é março, aproveite a data para preparar receitas com o legume rico em ferro e vitamina B2.

Pepino 
De dezembro a março é mais fácil encontrar o pepino em supermercados e feiras. Além de ajudar a emagrecer, o legume ainda melhora contrações musculares.

Pimentão 
Comum durante todo o verão, o pimentão deixa seu sabor marcante na receita. Invista no ingrediente que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Tomate 
Dezembro, fevereiro e março são os meses do tomate! Aproveite para investir no leguma que possui uma grande variação de preço durante o ano. Indicando na prevenção de catarata, o tomate cai bem como entrada recheado com ricota e parmesão.

VERDURAS
Alface

Inove na salada de alface adicionando quinoa e castanha-de-caju. A verdura rica em fibras é comum durante todo o verão. Aproveite!

Chicória
Rica em antioxidantes, vitaminas, mineirais e fibras, a chicória é mais comum de janeiro a março. Invista!

Escarola 

Sabia que a verdadeira polenta italiana leva escarola? Aproveite para prepará-la de janeiro a março, a época da verdura antioxidante e anti-inflamatório.

Almeirão
Mais comum em dezembro, o almeirão é excelente fonte de vitaminas A, C e do complexo B.
Aposte!

Espinafre
Que tal preparar uma quiche vegana de tomate assado e espinafre? A verdura é previne anemia e até câncer de colón. Ela é mais comum em março.

Repolho
Também comum em março, o repolho é fonte de nutrientes e vitamina C.

Rúcula 
Trata a diabetes, previne o câncer e ainda protege a pele! A rúcula, além dos inúmeros benefícios, ainda tem sabor marcante que faz toda a diferença. Mais fácil de encontrar em março

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