Chás - Planta do Chá - Camellia Sinensis & Erva Mate - Ilex paraguariensis Receitas

Chá Indiano: Chai Latte também Vegano

Chá Indiano: Aprenda a fazer o delicioso Chai Latte

Editado de : https://drervas.com/chai-latte/ e  https://www.specialgastronomie.com/chai-latte

Chá Indiano: Chai Latte também Vegano

Na Índia, o Chai é mais do que apenas uma xícara de chá para começar o dia. Essa bebida doce espessa é parte integrante do ritmo da vida indiana. E não estranhe se em plena tarde você encontrar indianos saboreando um delicioso Chai Latte acompanhado de biscoitos juntamente com a família e amigos. Afinal, há algo quase mágico sobre a simples bebida de cor escura que parece capturar as papilas gustativas dos indianos.

Masala é uma palavra hindi que significa uma mistura de especiarias. Chai é outra palavra em hindi que significa chá. No mundo ocidental, quando as pessoas dizem Chai Tea, geralmente se referem a chá preto com temperos. Da mesma forma, Chai Latte significa chá preto com leite, cozido com especiarias.

A cultura indiana do Chai

O Chai é a bebida mais popular da Índia. O ritual de beber o Chai transcende todas as fronteiras, e é comum encontrarmos nas margens das estradas uma grande quantidade de Chai Wallahs, os vendedores de Chai.

A Índia disputa com a China o título de maior produtor mundial de chá. Existem mais de 100.000 fazendas de chá empregando milhões de trabalhadores de chá em todo o subcontinente. O chá está tão enraizado na cultura indiana que cerca de 70% de um milhão de toneladas de chá que produz são consumidas por seu próprio povo.

É impossível visitar a Índia sem testemunhar sua cultura do chai. O Chai Latte, também conhecido como Masala Chai (chá temperado) é uma bebida consumida em quase todos os cantos da Índia. Embora seja consumido em todos os lugares, ele pode ser temperado e preparado de maneiras completamente diferentes, dependendo dos costumes da região, da cidade ou da pessoa que o está preparando.

Uma curiosidade é que para fazer o chá indiano, as folhas são quase sempre fervidas com especiarias e depois fervidas novamente após a adição de leite comum ou vegano e açúcar (pode ser mel, açucar de coco ou stevia ou não colocar açucar). Esta é maneira oposta de preparação de um chá de estilo britânico, onde as folhas de chá são mergulhadas em água quente e o leite e o adoçante são adicionados mais tarde.

Embora o conceito do Chai Latte tenha se tornado muito popular entre os consumidores ocidentais, ele já faz parte da tradição indiana há muitos séculos.

 

O que é o Chai Latte

O Chai Latte é um chá indiano, presente na maioria das casas em toda a Índia, que leva os sabores associados com o Masala Chai. Portanto, é feito a partir da mistura de especiarias, leite (ou leite vegano) e chá preto.

O nome “chai” é a palavra em hindi para “chá”. Diversas receitas para chai variam entre continentes, culturas, cidades e famílias. Mas os ingredientes básicos são o chá preto, leite (ou leite vegano), açúcar (pode ser mel, açucar de coco ou stevia ou não colocar açucar) e especiarias. É a combinação de especiarias que torna o chai tão maravilhoso. Os mais comuns são cardamomo, gengibre, cravo, canela e pimenta. O chá temperado é tipicamente fermentado com leite (ou leite vegano) e adoçado com açúcar ou mel.

chai latte

 

Chai Latte – Aprenda como fazer

Como já vimos, as receitas do Chai Latte podem variar de acordo com a família ou região da Índia. Porém, nós buscamos uma receita básica do Chai Latte, que é muito próxima da original. A partir dessa receita, você pode fazer suas variações, acrescentando outras especiarias, de acordo com seu gosto pessoal.

 

Ingredientes

  • ½ litro de água
  • ½ litro de leite (se for vegano, pode substituir por leite vegetal – de leite de arroz, inhame/cara, mistura leite de castanhas e leite de arroz, pinhão e afins)
  • ½ gengibre ralado (pequeno)
  • 2 sementes de cardamomo
  • 2 paus de canela
  • 3 cravinhos da índia
  • 1 colher (chá) de pimenta do reino
  • 3 colheres (sopa) de chá preto (ou 3 saquinhos)
  • Açúcar mascavo ou mel a gosto

 

Modo de preparo

Primeiramente, ferva a água com as especiarias (canela, cardamomo, gengibre, pimenta do reino, cravinhos da índia), leite (ou leite vegano) e açúcar (pode ser mel, açucar de coco ou stevia ou não colocar açucar). Quando estiver fervendo, apague o fogo e coloque o chá preto, deixando em infusão por 5 minutos. Coe e adoce a gosto com açúcar mascavo ou mel. Se quiser, polvilhe canela na hora de servir.

Outra Versão

Chai latte

Saiba que existem centenas de variedades de canela. O mais comum são as quebras de canela. Se você está procurando um pouco mais doçura, opte pela canela do Ceilão.

Foto
Chai latte

Ingredientes

25 cl de água

2 cravos

1 estrela de anis

1 pau de canela

4 cápsulas de cardamomo

1 C. 1/2 colher de chá de gengibre em pó

1 pitada de noz-moscada ralada

1 C. chá preto

25 cl de leite de aveia

1 C. xarope de bordo

Preparação

Despeje a água em uma panela, em seguida, adicione o cravo, anis estrelado, canela, cardamomo, gengibre e noz-moscada. Ferva, retire do fogo e deixe em infusão, coberto, por 15 minutos.

Deixe ferver novamente, acrescente o chá preto e deixe em infusão por 5 minutos fora do fogo. Termine filtrando tudo.

Além disso, aqueça o leite de aveia misturado com o xarope de bordo, retire do fogo e misture para espumar o preparo.

Despeje o chá em duas xícaras, acrescente o leite espumoso e polvilhe com a canela.

Similar Posts