Receitas

Chamuças

Receita de Chamuças

Chamuças

chamuça (também conhecida como samosa ou samusa) é uma especialidade de origem indiana constituída por fritos de forma triangular recheados com uma mistura condimentada de feijão ou grão, batata ou carne picada, ervasaromáticas e vegetais.

Chegaram a Portugal através da culinária indo-portuguesa de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia. Noutras regiões da Índia, existem versões vegetarianas, que não são tão comuns em Portugal.

Fonte: www.receitascomidas.com.br/

  • Rendimento: 5 porções
  • Comida Indiana

Ingredientes da Receita de Chamuças

massa:
2 colheres (sopa) de água
80 g de margarina
300 gramas de farinha
1 ovo
salrecheio:
250 g de carne cozinhada, limpa e triturada (frango, vaca, etc)
1 raminho de salsa picada
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de pó de caril
2 folhas de hortelã verde
2 colheres (sopa) de azeite ou óleo
30 g de margarina
1 dente de alho picado
1 cebola picada
100 ml de leite
sal
piri-piri
cravinho em pó
noz-moscado
Como Fazer Chamuças
Modo de Preparo:
Prepare a massa tenra e deixe-a repousar durante meia hora. Para preparar o recheio:
deite num tachinho a margarina e o óleo. Acrescente depois o alho e a cebola e leve ao lume. Logo que comecem a ficar alouradas, junte a carne e mexa bem. De seguida, espalhe a farinha e o pó de caril sobre a carne e, com a colher de pau, volte a mexer muito bem. Vá mexendo sempre, sobre o lume, para não pegar e, depois de tudo bem misturado, adicione o leite. Continue a mexer e, logo que comece a borbulhar, tire do lume, junte-lhe a salsa picada e as folhas de hortelã também bem picadinhas. Tempere a seu gosto com os condimentos recomendados – a carne deve ficar picante – e deixe arrefecer o recheio.
Estenda porções de massa, deixando-as muito finas e em tiras compridas, com a largura aproximada de 12 cm. Apare dos lados para a massa ficar direitinha e corte-a em triângulos, dando-lhe a forma das chamuças. Aproveite as aparas para estender novamente.No centro de cada triângulo, coloque uma porçãozinha de recheio. De seguida, dobre as pontas da massa umas sobre as outras até formar uma espécie de almofadinha triangular. Para fechar melhor, antes de dobrar a última parte, pinte-as mesmo com água. Frite em óleo quente e, depois de fritas, deixe escorrer. Pode servir decoradas com verduras.Outra forma:Fonte: http://www.petiscos.com/

ingredientes:
Massa “filo” fresca (de compra),
óleo de amendoim q.b.
400g de bife de frango — acredito que se possa utilizar praticamente qualquer outra carne;
2 cebolas grandes cortadas em cubos grosseiros;
4 dentes de alho;
3 colheres de sopa de massa de tomate;
3 colheres de sopa de óleo de amendoim;
1 ½ colheres de sopa de caril;
½ colher de sopa de óleo de sésamo;
2 colheres de chá de malagueta seca moída;
sal a gosto.
preparação: (1,5 horas)
Em lume forte — para permitir a evaporação da maior quantidade possível de água — juntam-se num tacho baixo e largo os óleos, a cebola cortada em cubos grosseiros e a massa de tomate. Adicionam-se depois os demais temperos e a carne picada. Vai-se mexendo até a carne cozinhar, tendo o cuidado de não a deixar cozinhar muito, dado que ainda irá ao forno.Para fazer as chamuças propriamente ditas, utiliza-se uma embalagem de 250g de massa “filo”.Primeiro corta-se a folha de massa — que é quadrada — ao meio.Pega-se numa das metades, coloca-se uma colher de sopa de recheio no seu canto inferior direito e dobra-se para cima, de modo a formar-se um triângulo.

Continua a dobrar-se em triângulos; o último fecha-se. Não será má ideia treinar com um lenço de papel, por exemplo, antes de se deitarem mãos à massa… Foi assim que aprendemos.

Uma vez concluído esse passo, enche-se uma tigela com óleo de amendoim, onde se submergem, uma a uma. Colocam-se então no tabuleiro do forno — lado a lado, sem se sobreporem — e vão cozer a 200ºC, durante 30/40 minutos. Quando saem do forno, depositam-se numa travessa coberta de papel de cozinha, só para secarem um pouco. Querendo, também se podem cobrir com papel absorvente — para quem gostar delas realmente secas…

Similar Posts