Frutos Vida Saudável

Guaraná e seus múltiplos benefícios

guaraná fruta

Benefícios do Guaraná

Fonte: https://www.fruta.com.br/

guaraná (paullinia cupana) é um fruto originário da região Amazônica, encontrado no Brasil e também na Venezuela. O guaraná é uma fruta que já era usada como remédio há séculos pelos povos indígenas, sendo considerado por eles um alimento sagrado. Trata-se de um arbusto de grande porte que também é conhecido como guaraná, guaranaúva, naranazeiro e guaranaína.

As folhas do guaraná são compostas por folíolos e as flores brancas se agrupam ao longo do caule. Já os frutos se apresentam em cachos, são vermelhos, pequenos e semiabertos, ficando à mostra as sementes de cor negra, o que faz com que se assemelhem a pequenos olhos.

O fruto do guaranazeiro é muito usado no Brasil e os Estados que mais o produzem são a Bahia, Amazonas, Pará, Mato Grosso e Acre. A propagação é feita através das sementes e a frutificação ocorre nos meses de janeiro a março.

O guaraná refrigerante é muito apreciado por seu sabor doce e agradável, sendo produzido com o pó da sua massa. Ele é encontrado em quatro formas: em pó, bastão, rama ou guaraná em cápsulas, sendo também usado para o preparo de sucos, extratos, comprimidos ou como um componente de energéticos.

guaraná

A forma em pó é feita a partir das sementes secas, que são torradas e, em seguida, moídas. Além disso, também há o xarope de guaraná, que é usado na fabricação de bebidas. O guaraná é vendido em lojas de produtos naturais, mercados, feiras livres e farmácias de manipulação, tanto como fruta guaraná ou em pó. O guaraná em pó preço pode variar de R$ 10,00 a R$ 15,00, para as embalagens com 100 gramas do produto.

Por ser uma fruta rica em cafeína, o guaraná consiste em um estimulante, trazendo uma sensação de bem-estar e ajudando no combate à fadiga motora e psíquica de quem o consome. Após o consumo do guaraná, a ação da cafeína no organismo pode ser de quatro a seis horas.

Uma molécula presente no guaraná (conhecida como guaranine) possui uma relação muito próxima à cafeína, mas apresenta um efeito entre 4 a 7 vezes mais potente que ela.

O guaraná consiste em um fruto rico em estimulantes que derivam da xantina (como a cafeína, teobromina e a terofilina). Além disso, contém uma quantidade generosa de fósforo, ferro, potássio, cálcio, magnésio, flavanoides e as vitaminas A e B1.

O consumo crônico da cafeína ou em grandes quantidades pode causar uma dependência psicológica. Além disso, suspender a cafeína abruptamente pode trazer deixar a pessoa ansiosa, apresentando nervosismo e até mesmo vertigem.

BENEFÍCIOS DO GUARANÁ

Por possuir substâncias que combatem os radicais livres, o consumo do guaraná também ajuda a prevenir doenças e o envelhecimento precoce. Ele também apresenta um efeito termogênico e, por esse motivo, a ingestão do guaraná promove a queima de calorias, além de reduzir o apetite.

Entre as propriedades do guaraná está a ação adstringente, isso por conta da presença de taninos. Confira mais benefícios desse fruto para a saúde a seguir.

guaraná fruta

1.Melhora o raciocínio e a concentração

A cafeína e outros compostos bioativos encontrados no guaraná (como a teofilina e a teobromina) atuam de forma direta no sistema nervoso central. Essas substâncias estimulam áreas do cérebro que estão relacionadas à atenção focalizada e ao sentido de alerta. Como resultado, a fadiga e a sonolência são reduzidas e a capacidade de raciocínio são melhoradas.

2.Contribui para a prática de atividades físicas

Um dos principais benefícios do guaraná é, sem dúvida, o efeito energizante.  Isso ocorre porque, além de conter maior concentração de cafeína que o café, essa cafeína é liberada de forma mais lenta no organismo, mantendo o estímulo por mais tempo.

O guaraná apresenta propriedades estimulantes, o que ajuda a dar mais energia a pratica de exercícios. Além disso, o seu consumo reduz a sensação de esforço e amplia a força física.

Isso ocorre devido à grande quantidade de cafeína presente no guaraná, o que significa que ele possui um recurso ergogênico ou seja, que melhora o desempenho atlético.

3.Alivia a dor de cabeça

Quando consumido de forma adequada, o guaraná em pó pode agir reduzindo a dor de cabeça e enxaqueca, motivo pelo qual ele vem seno usado de forma terapêutica para esse fim. O alívio das dores ocorre porque o guaraná reduz o calibre dos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro e, com a vasodilatação, há a diminuição das dores de cabeça.

4.Melhora a circulação sanguínea

O guaraná em pó benefícios para a circulação sanguínea acontece por conta do aumento de fluxo que ele provoca. Isso ocorre porque, ao ingerir o guaraná, a formação de placas ateorogênicas nos vasos sanguíneos é reduzida, melhorando a oxigenação e o trânsito dos nutrientes para os tecidos do corpo.

5.Ajuda a emagrecer

O motivo pelo qual o guaraná é usado há séculos para controlar a fome quando usado em forma de chá é devido ao estimulo que ele oferece na produção de lipólise, agindo como um termogênico. Com isso, ocorre a liberação da gordura na corrente sanguínea, que acaba sendo usada como energia durante a prática de atividades físicas.

Além disso, o guaraná faz aumentar o metabolismo, contribuindo também para dar maior resistência nos exercícios. Por esse motivo, até hoje e amplamente utilizado em suplementos para emagrecer e bebidas energéticas.

pé de guaraná

6.Beneficia diabéticos

Além de contribuir para pessoas portadoras de diabetes, o guaraná também auxilia na prevenção da resistência à insulina em pessoas saudáveis. O pó de guaraná ajuda a controlar a glicemia, por causa da presença da pectina.

A pectina promove a absorção da água, formando uma espécie de gel, o que deixa a digestão mais lenta. Isso faz com que a glicose se eleve no sangue gradualmente, prevenindo assim a ocorrência de picos de glicose e, como consequência, de insulina.

7.Controla os níveis de colesterol

Como o guaraná contém saponinas e flavanoides em sua composição, o seu consumo pode contribuir para o controle do colesterol, principalmente o LDL (colesterol ruim).

Outro elemento benéfico do guaraná deve-se à presença da teobromina que, no caso, ajuda a aumentar o colesterol HDL (colesterol bom).

Também há a presença da pectina nesse fruto, que contribui para o aumento na excreção dos ácidos biliares, o que diminui a concentração de colesterol.

8.Reduz os níveis de estresse

Esse fruto apresenta também propriedades calmantes, ajudando a aliviar o estresse e melhorando o humor. Isso devido à cafeína, que age positivamente sobre o humor e aumentando o estado de alerta.

9.Possui propriedades afrodisíacas

Devido à cafeína em grande quantidade no guaraná, esse fruto consiste em um estimulante natural. Por essa razão, quando usado regularmente, aumenta a libido, oferecendo uma vida sexual maia ativa.

COMO CONSUMIR GUARANÁ EM PÓ

O pó de guaraná é extraído da semente, que apresenta um sabor um pouco amargo e aroma suave. A semente possui uma quantidade grande de amido (cerca de 60%). A massa seca do pó de guaraná apresenta por volta de 8% da sua composição em massa seca de cafeína, o que é bem mais elevado que o café, que apresenta até 2,5%.

A ingestão do pó de guaraná é geralmente feita acrescentando água ou outras bebidas, o que faz com que o sabor amargo seja neutralizado. Ele pode ser adicionado a sucos naturais, vitaminas de frutas ou iogurtes, por exemplo.

pó de guaraná

O recomendado é que o guaraná em pó seja consumido de manhã ou até o início da tarde. Se for consumo antes de dormir ou no período da noite, poderá causar insônia e causar interferência na qualidade do sono.

MALEFÍCIOS DO GUARANÁ

Quando alimentos com alto teor de cafeína (como no caso do guaraná) são consumidos de maneira excessiva, alguns sintomas indesejáveis podem se manifestar, como insônia, tremores, dor de cabeça, irritabilidade, tensão muscular, perda de apetite e taquicardia.

Para evitar que isso aconteça, o recomendado é que o consumo do guaraná fruta ou em outra forma seja de, no máximo, 400 mg ao dia.

Outro risco proveniente do consumo em excesso do guaraná é o aumento da calciúria (excreção urinária de cálcio), além de poder provocar uma redução na absorção de alguns tipos de nutrientes pelo nosso organismo.

A ingestão do guaraná deve ser evitada por gestantes e mulheres amamentando. Além disso, é preciso tomar cuidado com seu consumo quando se toma medicamentos anticoagulantes, pois o pode provocar o aumento dos efeitos desses remédios.

O guaraná não é indicado para pessoas que apresentam histórico de doenças cardíacas, pessoas hipertensas e as que apresentam alterações gastrointestinais (como gastrite, colite e síndrome do cólon irritável).

RECEITA DO GUARANÁ DA AMAZÔNIA

Aprenda como preparar esse suco que, além de delicioso e refrescante, traz muita energia e bem-estar.

Ingredientes

  • 2 colheres (chá) de pó de guaraná
  • 2 colheres (sopa) de amendoim torrado
  • 2 colheres (sopa) de castanha de caju torrada
  • 6 colheres (sopa) de xarope de guaraná cheias
  • 4 colheres (sopa) de leite em pó
  • 400 ml de gelo (cerca de 1 forma de gelo)

Modo de preparo

  1. Para preparar é muito simples. Coloque todos os ingredientes para bater no liquidificador e sirva a seguir.
  2. Nessa receita, é possível acrescentar outros sabores, como chocolate, banana, açaí, entre outros da sua preferência.

Os 10 Benefícios do Chá de Guaraná Para Saúde

Fonte: https://www.saudedica.com.br/

Os Benefícios do Chá de Guaraná Para Saúde são diversos, pois o Chá de Guaraná possui uma grande quantidades de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, o guaraná é uma planta muito comum na Amazônia, sendo que seu fruto é frequentemente utilizado em todo o território brasileiro no preparo de sucos ou misturado com outros alimentos para aumentar os níveis de energia. Lembrando, que o nome científico do Guaraná é Paullinia cupana e ele pode ser comprado em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, feiras livres e alguns mercados, na sua forma natural, em pó ou em forma de fruto. Então confira Os 10 Benefícios do Chá de Guaraná Para Saúde.

Chá de Guaraná é uma Fonte de Energia: O teor de cafeína presente no chá de Guaraná é mais do que a quantidade presente nos grãos de café. Isto o torna um impulsionador da energia maravilhoso. Um estimulante natural, evita a fadiga. Ele também impede um mergulho nos níveis de energia desencadeada devido ao estresse muscular.

Beneficio do Chá de Guaraná Para Perda de Peso: O papel da cafeína na promoção da perda de peso é uma estabelecido. O fruto é também conhecido por possuir propriedades de supressão do apetite. Um chá preparado usando guaraná tinha sido usado desde tempos imemoriais para suprimir a fome, abrindo caminho para a perda de peso.

Estudos também indicam que este fruto leva o sistema nervoso a induzir a lipólise, onde as gorduras lançadas no sangue são utilizadas na forma de energia durante o exercício. Quanto melhor a taxa de lipólise, mais eficaz será a perda de peso.

Beneficio do Chá de Guaraná Para o Stress: Também conhecido como o fruto mágico, é conhecido por ter propriedades calmantes. Uma xícara de chá de guaraná poderia realmente ajudar a aliviar as estresse níveis e melhorar o seu humor. A cafeína é conhecida por ter efeitos positivos sobre o humor, e isso aumenta o estado de alerta e sentimentos de bem-estar.

Beneficio do Chá de Guaraná Para Saúde Mental: Junto com a facilitação de melhores capacidades de aprendizagem, o chá de guaraná também é conhecido por ajudar na melhoria do desempenho intelectual. Você pode usá-lo junto com Ginseng para poderes mentais realçados. Esta fruta tem potencial para melhorar a circulação sanguínea, promovendo assim uma melhor saúde mental. Quanto melhor os níveis de circulação sanguínea são, mais alívio você terá de sua enxaqueca e dores de cabeça.

Beneficio do Chá de Guaraná Para o Sistema Digestivo: Quando utilizado juntamente com cúrcuma em pó, este pode ser utilizado para melhorar a digestão de energia. Um remédio natural para inchaço e diarreia, o chá de guaraná tem sido utilizado em toda a Europa para tratar a retenção de líquidos. O chá de guaraná também é conhecido por ser útil na cura de problemas intestinais e ajuda na eliminação dos resíduos e toxinas acumuladas nos intestinos, agindo assim como um agente desintoxicante natural.

Chá de Guaraná Age Como Um Afrodisíaco Natural: Este suplemento dietético é conhecido em todo o mundo por suas propriedades afrodisíacas naturais. A presença de cafeína nessa fruta enriquece-a com suas propriedades estimulantes da libido inata. Assim, tomando o chá regularmente pode ajudar uma pessoa a levar uma vida sexual feliz.

Beneficio do Chá de Guaraná Para o Sistema Cardiovascular: chá de guaraná ajuda na luta contra os radicais livres que afetam o funcionamento do sistema cardiovascular. A eliminação desses elementos aumenta assim o poder do sistema cardiovascular, mantendo várias doenças cardíacas na baía.

Beneficio do Chá de Guaraná Para Problemas Menstruais: Chá de guaraná é uma bênção para as mulheres que são propensas a menstruação dolorosa. Ele regula os ciclos e também é conhecido por ajudar a eliminar os sintomas pré-menstruais. As mulheres, que se sentem letárgicas e desgastadas durante a menstruação, podem ter a ajuda do chá de guaraná para melhorar seus níveis de energia.

Beneficio do Chá de Guaraná Para o Sangue: A presença de catequinas e cafeína permite que o chá atue como agente anti-plaquetário. Estes ingredientes ajudam a reduzir o risco de várias doenças cardiovasculares, bem como trombose, impedindo que o sangue de afinamento, transformando ‘pegajoso’, e formando coágulos.

Chá de Guaraná é um Excelente Analgésico Natural: A cafeína presente no chá de guaraná estimula a circulação do sangue. Quanto melhor a circulação do sangue, menor será a dor sofrida em uma lesão. Ele age como um analgésico natural, ajudando assim aqueles que sofrem de dores de cabeça constante, enxaquecas, bem como menstrual e outras dores.

Outros Benefícios do Chá de Guaraná: Junto com os benefícios acima mencionados, este chá é benéfico das seguintes maneiras também:

  • Diurético naturalmente leve
  • Alivia a dor causada pela artrite reumatoide
  • Previne a aterosclerose e outras condições médicas
  • Um tônico natural e estimulante
  • Previne a secreção vaginal
  • Um antídoto natural para a ressaca
  • Propriedades anti-depressivas inatas
  • Conhecido por suas propriedades anti-sépticas
Atenção: Não usar chás/infusões de plantas estimulantes em grande quantidade e nem por muito tempo. Recomenda-se por umas duas semanas, para e depois de duas semanas volta. depois de tres repetições assim pare por um mês no mínimo.
Mulheres gravidas e amamentando também não devem fazer uso destas plantas com cafeína e muitas outras.

A Infusão com Guaraná

Editado de: http://br.innatia.com/ e mais

Seu nome popular se deve à tribo guarani que utilizou estas sementes há séculos, para preparar um guaraná, bebida estimulante.

Este dado chegou aos ouvidos de alguns investigadores que se dedicaram à tarefa de analisar sua composição, assim como suas propriedades medicinais. Como você já deve saber, hoje em dia, as sementes de guaraná se utilizam como remédio para tratar estados de esgotamento físico e mental, entre outras afecções.

Uma das formas mais populares em que você pode obter os benefícios do chá de guaraná é preparando uma infusão com suas sementes. Quer saber como se faz? Tome nota dos seguintes conselhos.

Como preparar a infusão de guaraná

  • Pegue uma colher de sementes de guaraná e torne-as pó com ajuda de um moedor de café ou com um mixer.
  • Coloque água para ferver como para preparar 2 xícaras de chá.
  • Coloque uma colherinha de guaraná em pó num infusor ou filtro de papel.
  • Quando a água tenha fervido, verta-a sobre o infusor e tampe.
  • Deixe em infusão por 5 minutos.
  • Retire o infusor. Sirva o chá

O ideal seria mesmo fazer a infusão umas duas vezes ao dia e neste caso deixar por 3 a 4 minutos infusionando após ter deixado a água em ponto pré-fervente (85 graus aproximadametne) . Outra forma é logo de manhã fazer isso e reinfusionar o material mais uma vez, após uns 15 a 25 minutos.

Mais sobre Guaraná

https://aprenderaplantar.com.br/

Origem

O guaraná (Paullinia cupana)que pertence a família Sapindaceae é um cipó nativo aqui do Brasil, é produzido no Amazonas e Bahia. Mas também está na Venezuela, Colômbia e Peru.

Características do guaraná

Seu fruto é chamado de guaraína, tem casca vermelha e quando maduro tem polpa branca, suas sementes se assemelham a olhos e sua folhas são trifoliadas.  O fruto nasce em cachos e o guaranazeiro pode chegar em até 10 metros de altura.

O que é ou o que significa guaraná?

Seu nome guaraná, vem do tupi guarani que quer dizer Fruta que vê ou observa, pois seu fruto se assemelha a olhos, também são chamados de Cupuana ou Naraná e já era cultivado pelos índios antes do tempo pré-colombiano. Suas sementes são arredondadas , pretas e com uma cicatriz na base.

O início da bebida de guaraná

Tudo começou com a criação de um xarope feito do guaraná em 1905 pelo médico carioca, Luiz Pereira. Em 1906, foi lançado um guaraná chamado Cyrilla feito por uma fábrica de refrigerantes  no Rio grande do Sul e depois foi lançado o guaraná Antarctida que é até hoje, o mais vendido no mundo.

Plantação de guaraná

Se desenvolve em clima tropical e subtropical, quente e úmido, adaptada à baixa altitude. O solo para plantio deve ser profundo, bem drenável e argiloso. Gosta de água e calor.

Como plantar guaraná

  • Pegue um recipiente, encha de água morna e mergulhe as sementes, deixando ali por 24 horas
  • Em uma sementeira, copo de plástico o outro recipiente coloque húmus de minhoca e plante as sementes
  • Coloque dentro de um saco plástico hermético, feche e coloque em um local ensolarado
  • Sempre molhe deixando o substrato úmido e  observe se as mudas já estão brotando
  • Após o primeiro sinal de brotação, retire do plástico e deixe diretamente ao sol
  • A geminação vai ocorrer entre 50 e 90 dias
  • Quando atingir de 10 à 15 cm, já pode ser transplantada para o solo definitivo

Mudas de guaraná

Você pode produzir suas mudas seguindo as dicas acima do tópico como plantar guaraná ou comprar prontas em lojas de jardinagem

Como plantar em vasos ou horta

  • Pegue um vaso bem grande pois o guaraná é uma árvore robusta
  • Coloque no fundo do vaso panos para filtragem
  • Coloque a camada de drenagem feita de cacos de telha, resto de construção bem esmiuçado ou pedra brita
  • Coloque nova camada de panos
  • Acrescente húmus de minhoca misturado com vermiculita
  • acomode a muda ou as sementes
  • E por último, complete com o substrato até a borda
  • Pressione bem no caso do plantio da muda até fica firme no solo
  • Cubra bem com terra e irrigue sempre
GUARANÁ: COR VIRANTE

Plantio do guaraná

Em horta

  • Faça uma cova com 50 cm x 50 cm x 50 cm e adicione calcário, cinzas e matéria orgânica, faça esse preparo 2 meses antes do plantio
  • Acomode sua muda ou sementes tendo o cuidado de colocar estaquias feitas com ripas ou caibros para sustentar os ramos mais longo da parreira
  • O  espaçamento entre plantas deve ser de  4 m x 4 m.
  • Após cobrir com a terra, adube com esterco de aves bem curtido e adubo químico também
  • Sempre irrigue a terra deixando sempre úmida

Quanto tempo demora para colher os frutos do guaraná?

De 3 à 4 anos após o plantio

Pragas que atacam o guaraná

Antracnose

Causa manchas nas vagens, hastes e folhas do guaraná e necrose nos pecíolos. O fungo tem seu desenvolvimento no interior da pele da planta e também prejudicam as sementes. Atrofia os galhos e brotamento anormal da árvore.

 Benefícios do guaraná

  • Combate o stress
  • Age no desempenho intelectual, aumenta a inteligência
  • Melhora os níveis de energia durante o período menstrual das mulheres
  • Impede formação de coágulos no sangue e evita trombose
  • Serve como analgésico natural por conter cafeína que ajuda a melhorar circulação do sangue o que diminui dores
  • É ótimo para o intestino, desintoxicando limpando o aparelho digestivo; alivia diarreia e problemas de gases
  • Protege a pele de germes, como por exemplo, os que causam espinhas
  • Remove caspas e deixa os cabelos brilhantes por combater as ações bacterianas
  • Por conter antioxidantes, evita envelhecimento precoce e restaura o brilho natural da pele
  • O guaraná tem um sistema de perda de peso interessante: quando está no organismo, ele solicita ao sistema nervoso para a lipólise liberar gorduras para o sangue utilizar como forma de energia durante os exercícios. Quanto mais taxa de lipólise, mais perda de peso
  • Ele também alivia dores de artrite reumatóide
  • Previne o aparecimento da doença aterosclerose
PARECE UM COLAR DE GUARANÁ

Cuidados com o consumo do guaraná

  • Se você tem distúrbio do sono não pode de maneira nenhuma tomar guaraná antes de dormir, provavelmente ficará acordado (a) a noite inteira
  • Gestantes também não podem consumir pois o guaraná tem cafeína que podem causar dificuldades para o bebê se desenvolver ou até se ingerido em excesso, pode causar aborto
  • As mamães que estão amamentando, também devem evitar o seu consumo

A lenda interessante do guaraná

A tribo Munducurucânia era a tribo mais próspera da amazônia. Faziam as melhores pescarias com os maiores peixes, raramente tinham doenças e venciam praticamente todas as guerras. E havia um curumim que era a razão de tal dedicação do povo; todos o protegiam e quando haviam pescas ele era levado junto e os barcos desviavam de piranhas e jacarés para o guardar de qualquer perigo.

Mas um dia, o gênio do mal apareceu em forma de cascavel e feriu o menino. A tribo caiu em lamentação e desespero e Tupã, o deus dos índios ouviu o lamento e disse para eles tirarem os olhos do curimim, plantar na terra e regar com lágrimas durante 4 luas e ali nasceria a planta da vida que dará força aos jovens e vigor aos idosos.

E os pajés, assim o fizeram. Nasceu uma planta naquele lugar e quando frutificou, o índios viram a aparência da sementes, semelhantes a olhos e disseram que era a multiplicação dos olhos do menino. O fruto trouxe progresso e inúmeros benefícios para aquela tribo.

Guaraná Cipó e Pimenta Wai Wai: Saiba mais sobre esses superalimentos que têm despertado atenção de pesquisadores do mundo todo.
Postado por Everton Souza

Guaraná Cipó e Pimenta Wai Wai: Superalimentos Brasileiros Destaques em Pesquisas Mundiais

Fonte: https://novidadesaudavel.com.br/

A Floresta Amazônica (também chamada Floresta Equatorial da Amazônia) traduz-se como uma das maiores riquezas em biodiversidade do mundo. Estendendo-se por uma área de aproximadamente 5,5 milhões de m² (que representam 60% do território nacional) ela representa mais da metade das florestas tropicais existentes no planeta e abriga fauna e flora magnificentes. Cerca de 20% de todas as espécies animais da Terra habitam a floresta, bem como 2.500 espécies de árvores e 30 mil espécies de plantas.

Os povos indígenas (especialmente tupis e aruaques), foram os primeiros a entender e compreender a vasta riqueza da Amazônia, analisando-a e observando-a empiricamente. Seus conhecimentos, passados de geração em geração, constituem a base de diversas pesquisas científicas que visam utilizar os recursos naturais da floresta, no intuito de curar e tratar de diversas patologias, trazendo assim saúde e bem-estar para a população e para a comunidade mundial como um todo.

Muitas das plantas que crescem na Amazônia, são nativas (e exclusivas) daquela região, tornando-as itens de extrema relevância para análises e pesquisas científicas. Neste artigo nós apresentaremos duas substâncias que são consideradas superalimentos pelos seus nutrientes e propriedades terapêuticas:

  1. Guaraná Cipó
  2. Pimentas Wai Wai

Guaraná Cipó

Foto: Deposiphotos

 Umas destas incríveis plantas que têm despertado interesse de pesquisadores do mundo tudo para análises e pesquisas científicas, é o “guaranazeiro”, um tipo de arbusto trepador que pode atingir até doze metros de altura, prendendo-se em árvores próximas.

[…] o nome guaraná é de origem tupi – “uaraná” ou “varaná”, pela tribo indígena dos Sateré-Maué. O termo indígena “uaraná” significa “o início de todo conhecimento”. Os índios da região amazônica, em especial os maués, a consideram planta sagrada. (SLOWFOODBRASIL – 2009)

O Brasil é hoje o único produtor comercial de guaraná do mundo, o que reforça a importância de se conhecer as propriedades terapêuticas desta fantástica planta brasileira. O guaraná tem diversas formas de apresentação, podendo ser comercializado na forma de rama, bastão, essências , ou nas formas mais comuns como xarope e pó.

Principais Benefícios do Guaraná Cipó

Conheça dicas e benefícios encontrados em um copo de suco detox

Os benefícios do guaraná à saúde são inúmeros, e cada vez mais pesquisas o apontam como sendo um ótimo agente no combate à inúmeras doenças. […] “os principais constituintes do guaraná são as metilxantinas: cafeína, traços de teobromina e teofilina e altas concentrações de taninos.” (MIRANDA, 2008)

Estes compostos atuam de forma benéfica no corpo, estimulando de forma direta nosso sistema nervoso central. “No bulbo, estimulam o centro respiratório. Nos brônquios e bronquíolos produzem efeito relaxante na musculatura lisa. Estimulam o sistema cardiovascular, aumentando o batimento cardíaco e o fluxo sanguíneo.” (MIRANDA, 2008)

Além destes, também vale ressaltar também a importância da teofilina e da teobromina, que possuem efeito broncoprotetor, ação imunomoduladora e propriedades anti-inflamatórias.

Outra substância que desempenha papel importante na saúde humana, e que estão presentes também no guaraná, são as chamadas  “catequinas”. Pesquisas apontam que o guaraná possui pelo menos 10 vezes mais catequinas que o chá verde, o que é  extraordinariamente impressionante. Elas podem reduzir o estresse oxidativo no organismo, contribuindo para a prevenção de doenças neurodegenerativas, cardiovasculares e inclusive o câncer.

O Guaraná Cipó e o Aumento da Performance Esportiva

Foto: John Cameron

Desta forma, o guaraná apresenta propriedades terapêuticas fantásticas, e pode ser utilizado para os mais diversos propósitos. Um deles, e que é consagrado entre profissionais da saúde, é o uso do guaraná destinado à melhorar o metabolismo físico, sendo extremamente recomendado para uso de atletas, praticantes de exercícios físicos regulares ou até para indivíduos que procuram perder gordura e controlar o peso. “Preparados com guaraná no fundo agem como café. O principal princípio ativo é a cafeína que, como é sabido, afasta a sensação de cansaço e desânimo, ativa a concentração e o aprendizado.” (STIFTUNG, 2006)

A cafeína presente no Guaraná Cipó é capaz de melhorar o desempenho esportivo, porém depende de vários fatores ligados à individualidade de cada pessoa, como genética, modalidade e tipo de treino, condições do atleta, entre outros. Ela é liberada em uma taxa mais lenta em comparação com a cafeína pura, emitindo um efeito estimulante mais sutil e mais prolongado. Sendo assim, o guaraná tem efeito positivo na redução da percepção ao esforço e a fadiga, levando inclusive a uma diminuição na percepção à dor.

Guaraná Cipó na Perda de Peso

Foto: i yunmai

Pesquisas sugerem igualmente que o uso contínuo e regular do guaraná pode ajudar com a perda de peso, e inclusive prevenir a obesidade, uma vez que possui efeito termogênico, aumentando o metabolismo energético e estimulando a biogênese mitocondrial. Não há consenso estabelecido porém, em relação à quantidade ideal para o consumo de guaraná, no entanto, orienta-se a quantidade diária de 2g a 5g, para adultos,  usando-o como pré-treino, misturado em sucos, shakes e smoothies.

Pimenta Wai Wai

Conheça a história e como é feita a produção da Pimenta Wai Wai pelos povos indígenas.

Também pertencente ao complexo regional Amazônico, mais especificamente no estado do Pará, outro alimento vem chamando a atenção de cientistas e pesquisadores por suas propriedades e potenciais terapêuticos. A Pimenta Wai Wai, também chamada de “Assîsî”, “é um produto da sociobiodiversidade indígena fazendo parte da saborosa e exótica culinária deste povo  que habita as cabeceiras do rio Mapuera, no extremo norte do estado.” (BRASIL, 2014)

Pimentas do gênero Capsicum (Solanaceae) vêm sendo utilizadas sob diferentes formas por uma ampla gama de culturas humanas ao redor do planeta. Vários registros arqueológicos indicaram que o gênero Capsicum já vinha sendo consumido há pelo menos 8.600-5.600 a.C. nas regiões andinas do Peru (Caverna Guitarrero) e 6.500-5.500 a.C. no México (BARBOSA, LUZ, NASCIMENTO FILHO, MADURO, apud NUEZ, 1998).

O Brasil é centro da diversidade deste gênero de pimenta, sendo também “o segundo maior produtor de pimenta no mundo” (COSTA, MOURA, MARANGONI, MENDES, TEIXEIRA, apud RISTORI et al., 2002).  Dentro da aldeia Wai Wai,

São as mulheres indígenas, na maioria senhoras, as responsáveis pelo plantio, cultivo, beneficiamento e comercialização da pimenta em pó Assîsî, atividades exclusivas do gênero feminino. A arte de fazer a Assîsî não é de domínio de todas as mulheres indígenas. É um ofício que exige especialização por parte das poucas mulheres que se dedicam ao aprendizado, pois requer disponibilidade de tempo e cuidados específicos para a manipulação das pimentas que pode causar desconforto pela ardência em contato com a pele e os olhos (BRASIL, 2014)

A Pimenta Wai Wai é preparada atenciosamente por estas mulheres, que selecionam um número impressionante de tipos diferentes de pimentas (23 tipos), e também quatro tipos diferentes de madeiras para compor e assegurar o sabor característico desta iguaria. Como todo o processo é artesanal, cada composição será única. As indígenas combinam as pimentas, de acordo com o período de frutificação das variedades, combinando pimentas picantes e de forte ardência, como a malagueta, com pimentas menos picantes. Cada uma das produtoras, possui conhecimento específico sobre a eficiência de sabor e ardume de cada tipo de pimenta utilizada.

[…] os frutos colhidos são bem socados em um pilão de madeira ou em utensílios de metal e a pasta de pimenta resultando é colocada para secar ao sol ou a secagem é realizada com utilização de fogo. Todo o processo de pilagem e secagem da pimenta acontece no mesmo dia. A pasta de pimenta seca ao sol ou ao fogo é novamente pilada até adquirir a consistência de pó. Ao término desse último procedimento, geralmente é adicionado uma quantidade de sal. (BRASIL, 2014)

As pimentas do gênero Capsicum, “são fontes de antioxidantes naturais como a vitamina E, vitamina C e carotenóides” (COSTA, MOURA, MARANGONI, MENDES, TEIXEIRA, apud REIFSCHNEIDER, 2000). A Pimenta Wai Wai também é rica em “capsaicinoides” que são compostos responsáveis pelo sabor pungente ou picante.

Pimenta Wai Wai no Auxílio à Perda de Peso e outros Benefícios

Experimente usar o Guaraná Cipó e a Pimenta Wai Wai em shakes ou smoothies.

A capsaicina presente na Pimenta Wai Wai possui efeitos positivos e comprovados “na redução de peso por aumento do metabolismo, redução de colesterol e controle do nível de glicose no sanguepossui potencial analgésico, anti-inflamatório e auxilia no tratamento de alergias respiratórias.” (BRASIL, 2014), tendo sua utilização no preparo de variados alimentos.

Resumo de Benefícios & Formas de Consumo do Guaraná Cipó e Pimenta Wai Wai 

Foto: Jason Briscoe

Guaraná Cipó possui inúmeras propriedades que podem ajudar positivamente na saúde e melhor funcionamento do organismo. Ele age como um antidepressivo natural, devido a alta concentração de teobromina que atua no sistema neuro simpático gerando a sensação de prazer e bem-estar.

O guaraná cipó também age como emagrecedor e termogênico, elevando a temperatura corporal e promovendo a queima de gorduras. Ajuda na concentração mental, e evita a fadiga corporal, sendo um ótimo aliado dos praticantes de esportes.

A quantidade de uso recomendada, pode variar de acordo com a estrutura corporal e objetivos de cada indivíduo. Porém, em adultos, recomenda-se a ingestão de 3g a 5g duas vezes ao dia, o que equivale, respectivamente a meia colher ou uma colher de chá inteira diluído em água, sucos, chás ou smoothies.

No mesmo sentido, a Pimenta Wai Wai possui diversos benefícios reconhecidos à saúde, dentre eles, destacam-se seu poder anti-inflamatório e analgésico, assim como controle do colesterol e redução do peso, controle do nível de glicose no sangue e tratamento de alergias respiratórias.

Pimenta Wai Wai possui sabor extremamente forte, sendo sua utilização recomendada com certas precauções. Pessoas com intestino mais sensível, devem colocar no prato uma porção bem pequena e ir regulando a quantidade conforme a preferência. A pimenta, também pode ser usada como complemento de determinadas bebidas detox, em associação com o gengibre e até com o próprio guaraná, pois são ingredientes com atividade termogênica e tendem a acelerar o metabolismo quando associados a hábitos saudáveis, queimando desta forma a gordura corporal.

Referências Bibliográficas

  • BARBOSA, Reinaldo Imbrozio. NASCIMENTO FILHO, Ribeiro do. Francisco Joaci Freitas LUZ, Francisco Joaci Freitas. MADURO, Herundino Cice Batalha. PIMENTAS DO GÊNERO Capsicum CULTIVADAS EM RORAIMA, AMAZÔNIA BRASILEIRA. I. ESPÉCIES DOMESTICADAS. ACTA AMAZÔNICA 32(2), Roraima, 2002. Pg. 177-132.
  • BARBOSA, Reinaldo Imbrozio. LUZ, Francisco Joaci de Freitas. NASCIMENTO FILHO, Herundino Ribeiro do. Pimentas do gênero Capsicum cultivadas em Roraima, Amazônia brasileira. II. Hábitos e formas de uso. vol. 37(4),  2007. Pg 561 – 568.
  • BRASIL. GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ. SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE. DIRETORIA DE ÁREAS PROTEGIDAS. COORDENADORIA DE ECOSSISTEMAS. GERÊNCIA DE POVOS INDÍGENAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS. Pimenta em pó WaiWai – Um produto da sociobiodiversidade indígena. Série Produtos da Sociobiodiversidade Indígena. Vol I, 2014. Pg 15-47.
  • CAMARGO, Mônica Cristiano Rojo. MENEGÁRIO, Thais Feres. TOLEDO, Maria Cecília de Figueiredo. TFOUNI, Silvia Amélia Verdiani. VITORINO, Silvia Helena Pereira. Contribuição do guaraná em pó (Paullinia cupana) como fonte de cafeína a dieta. Rev. Nutr., Campinas, 20(1), jan./fev, 2007. Pg 63-68.
  • COSTA, Luciene Mendonça da. MOURA, Neusa Fernandes de. MARANGONI, Cristiane. MENDES, Carolina Eliza. TEIXEIRA, Alexandre de Oliveira. Atividade antioxidante de pimentas do gênero Capsicum. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 2009. S.pg

Similar Posts