HOJALDRES
Chamam-se hojaldres , também conhecidos como hojaldas ou hojaldras , e são sem dúvida um dos pães mais populares do Panamá .
No dicionário espanhol, hojaldra (ou hojaldre) significa massa folhada, termo típico da Colômbia , Panamá e Uruguai .
O QUE SÃO HOLJADRES?
Hojaldres são pães fritos e o termo folhado é definitivamente mal utilizado e em nada se parece com o famoso folhado do delicioso mil- folhas da culinária francesa, por exemplo.

Hojaldra não é uma massa de várias camadas. É um pão achatado redondo frito, feito com uma massa bem simples, crocante e aerada ao mesmo tempo, e que normalmente mede de 4 a 6 polegadas de diâmetro.
QUAL É A ORIGEM DOS HOLJADRES?
Esta receita foi introduzida com farinha pelos espanhóis , que a receberam dos mouros. Os mouros transmitiram aos espanhóis o amor pela fritanga , nome dado à fritura na América Latina.
Mas cuidado, fritanga não tem nada a ver com frintagas, esses famosos restaurantes fast-food da Nicarágua que servem pratos como gallo pinto , ropa vieja , enchiladas , queso frito , tajadas , tacos , tortillas , corazón assado , ou tamales , para citar alguns.
PÃES FRITOS PELO MUNDO
Este pão panamenho, hojaldra, é portanto um pão frito, e os panamenhos não são os únicos a fritar a massa.
Na Argentina e no Uruguai , esse pãozinho frito é conhecido como torta frita . No Chile , é chamada de sopaipilla e, depois de frita, é mergulhada em um molho à base de panela, baunilha e raspas de frutas cítricas, enquanto no Peru , onde é chamada de cachanga , é generosamente coberta com mel, leite condensado ou geléia.
No sul da Índia , um pão semelhante é chamado puri e é consumido no café da manhã ou frequentemente para acompanhar pratos vegetarianos.
No oeste dos Estados Unidos, é chamado de pão frito ou pão frito , e é a comida tradicional das tribos nativas Navajo no Arizona.
No México , é preparado de forma diferente dependendo da região. É um coque redondo ou semi-esférico, arejado e macio, marrom escuro. Mede de 4 a 5 polegadas de diâmetro. Às vezes, é consumido sozinho, mas quase sempre é cortado ao meio e recheado. Em Oaxaca de Juárez, é preparado com farinha de trigo, sal, fermento, açúcar, água e banha. Tem a forma de um vulcão e é barrado com banha, polvilhado com açúcar vermelho e açúcar branco; o pão está quase pintado de vermelho. Sua textura é lisa e crocante por fora, como se fosse um biscoito. Em Apizaco e Tlaxcala, é chamado de pan de muerto(pão dos mortos). É pequeno ou apenas de tamanho individual e geralmente inclui pedaços de nozes e sementes de erva-doce. O Pan de muerto, de nome tão macabro, está no centro de uma das festas mais coloridas e alegres do México, o dia de muertos (dia dos mortos), comemorado entre os dias 1 e 3 de novembro. As comunidades mexicanas que vivem nos Estados Unidos também estão se preparando para o Halloween .
DICAS PARA FRITAR COM SUCESSO
Se a receita da massa hojaldres for bastante fácil, a etapa de fritura, se for mal feita, pode tornar o pão intragável.
Vamos falar de fritura e sejamos sinceros, tudo fica bom quando é frito!
Por isso, darei algumas dicas para levar pratos fritos perfeitos à sua mesa.
Se fritar torna a comida particularmente irresistível, é uma verdadeira arte. Por mais simples que pareça, fritar não é uma tarefa simples e é importante conhecer as técnicas desse método de cozimento para não cometer erros que possam estragar uma boa refeição.
Vamos começar com uma breve distinção entre todos os óleos que podemos usar para fritar alimentos. Esteja ciente de que nem todos os óleos têm o mesmo “ponto de fumaça”. O ponto de fumaça é a temperatura máxima que um óleo pode atingir antes de começar a queimar e liberar essa fumaça desagradável que causa queimaduras nos olhos e enche a casa com um odor muito desagradável.
Para isso, existem termômetros disponíveis que serão muito úteis se você deseja obter um resultado perfeito e levar à sua mesa um bolinho crocante, saboroso e leve, que será obtido em temperaturas entre 330 F e 355 F.
O azeite extra virgem tem o ponto de fumaça mais alto em torno de 410 F. É um óleo que, mesmo quando usado para fritar, mantém o sabor. Deve-se, portanto, optar por utilizá-lo apenas para preparar frituras com a certeza de não sentir muito o seu sabor que possa alterar o sabor da fritura. É excelente para preparações salgadas como accras de morue (bolinhos de bacalhau das Índias Ocidentais), latkes , tod man pla (croquetes de peixe tailandeses), dilis (anchovas fritas filipinas) ou rissóis de camarão (croquetes de camarão à portuguesa).
Caso contrário, você pode escolher o óleo de amendoim, que atinge seu ponto de fumaça em cerca de 355 F, mas tem um sabor mais suave que não afeta o sabor final do prato. É perfeito, por exemplo, para preparações doces como bolinhos de banana , nuégados de yuca , churros , mandazi (donuts da África Oriental), faworki polonês ou sfenj marroquino .
Os óleos de girassol, colza e milho são os menos recomendados para frituras por apresentarem menor ponto de fumaça.
Uma boa fritura só se consegue com uma boa gordura e, se for óleo, é importante saber que a quantidade adequada é de vários copos. É calculado com base no peso do alimento a fritar, devendo ultrapassar pelo menos dez vezes esse peso!
Não entre em pânico, a fritura ideal é aquela em que os pedaços ficam totalmente imersos no óleo. Ao contrário do que se possa pensar, quanto mais os alimentos são fritos em óleo abundante, mais leves ficam, pois assim se formará imediatamente uma crosta protetora. Se, ao contrário, as peças flutuarem em contato com o ar, elas se tornam muito absorventes e, portanto, muito gordurosas. A quantidade certa de óleo permite que os alimentos fiquem com aquela cor dourada e uniforme que é a marca registrada de qualquer boa fritura.
Observe também que é importante fritar poucos alimentos de cada vez, pois adicionar muitos alimentos no óleo causa uma queda imediata da temperatura.
Portanto, lembre-se desta regra de ouro: pouca comida e muito óleo para garantir a crocância irresistível que esconde um sabor saboroso por dentro.
Também é muito importante observar a temperatura dos alimentos a serem fritos. Certifique-se de fritar apenas alimentos perfeitamente secos para evitar salpicos de óleo.
Depois de mergulhar o alimento no óleo, não é necessário tocá-lo até que esteja aquecido. Assim que os alimentos fritos voltarem à superfície, você pode movê-los e girá-los para permitir uma fritura homogênea.
Em relação aos empanados fritos, lembre-se que o sal e o açúcar só devem ser adicionados após o cozimento, e não na própria massa.
Um pequeno truque para evitar que o cheiro de óleo frito se espalhe por toda a casa: mergulhe uma fatia de maçã no óleo quente e substitua-a por outra assim que mudar de cor. Você também pode preparar uma infusão de raspas de laranja e limão em água fervente e colocar perto da panela.
Hojaldres são uma mistura perfeita de doces e salgados, sozinhos ou com enchidos, requeijão ou outros queijos, ou ainda polvilhados com açúcar, ao pequeno-almoço, ou ao lanche da tarde e porque não ao almoço ou jantar?
Para nós, foram hojaldras con salchichas guisadas no jantar. Hojaldres com salsichas cozidas em molho de tomate e ervas. Eles eram simplesmente irresistíveis.
Hojaldres
Ingredientes
- 3 xícaras de farinha , peneirada
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 3 colheres de chá de açúcar mascavo
- 2 colheres de chá de sal
- 1 ovo
- 1 colher de óleo
- 1 xícara de água (mais ou menos)
- Óleo vegetal (para fritar)
Equipamento
- Batedeira
- Rolo
Instruções
-
Misture todos os ingredientes secos na tigela da batedeira.
-
Faça um buraco no centro e quebre o ovo no centro desse buraco. Adicione o óleo.
-
Com o batedor de mão, misture os ingredientes em velocidade baixa, incorporando a água aos poucos até obter uma massa lisa e homogênea. A quantidade de água indicada é aproximada e depende da qualidade da farinha utilizada.
-
Coloque a massa sobre uma superfície de trabalho levemente enfarinhada, cubra e deixe descansar por 2 horas, longe de correntes de ar.
-
Divida a massa em 12 a 15 pedaços e forme bolas do tamanho de uma bola de golfe.
-
Despeje uma grande quantidade de óleo em uma frigideira e aqueça.
-
Em uma superfície de trabalho levemente untada com óleo, alise cada bola e, usando as duas mãos, estique-a até que fique redonda, fina e plana (cerca de ¼ de polegada / 5 mm de espessura).
-
Você também pode usar um rolo para achatá-los.
-
Frite cada pão alguns minutos de cada lado até dourar.