Se você se encontra nos círculos holísticos da saúde, deve ter notado a cerimônia do cacau emergindo como uma forma de as comunidades se reunirem e vivenciarem a cura e a conexão.

Além de ser um superalimento com uma riqueza de propriedades para a saúde, o cacau (ou “chocolate” cru) é um poderoso professor de plantas que tem sido usado por séculos por suas propriedades espirituais e energéticas.

Embora eu o incentive a participar de uma cerimônia em grupo, também é incrivelmente poderoso criar sua própria cerimônia de cacau pessoal. Neste artigo introdutório, compartilharei meus rituais para a criação de uma cerimônia do cacau, na esperança de que você possa usá-lo como um ponto de referência para criar sua própria experiência.

Então… O que é cacau?

O nome científico do cacau é Theobroma cacao, que se traduz como ‘alimento para os deuses’. Historicamente, o cacau foi usado em cerimônias pelos ancestrais da América Central e mais tarde pelos astecas e maias como uma medicina ritualística. Nas mitologias desse povo, costumava-se dizer que o cacau era derivado dos céus e oferecido ao povo.

Hoje, o cacau de grau cerimonial é um cacau que tem sido cultivado segundo métodos tradicionais com a intenção de ser usado em cerimônia. Embora a maior parte do cacau tenha sido hibridizada para a indústria do chocolate e, portanto, tenha perdido muitas de suas propriedades benéficas, o cacau cerimonial retém propriedades químicas curativas, bem como o espírito do cacau, a quem pessoalmente me refiro como Lady Cacao.

Beba o cacau

O que é uma cerimônia de cacau?

Eu amo a definição de cerimônia como declaração. Na minha prática, a cerimônia tradicionalmente envolve a criação de um ambiente sagrado, estabelecendo uma intenção e permitindo que um processo energético se desenvolva em torno dessa intenção. Definir uma intenção é a parte mais importante da preparação da cerimônia do cacau. Você pode criar uma intenção e uma cerimônia para:

Para identificar sua intenção, responda uma das seguintes perguntas a si mesmo:

  • O que eu quero lançar?
  • O que eu quero ligar?
  • Que aspecto da minha jornada de cura estou honrando?

Como o cacau é um ‘facilitador de conexão’, ele ajuda em qualquer mudança transformacional para a qual você esteja trabalhando. Portanto, os efeitos colaterais da cerimônia do cacau podem ser muito poderosos, se você permitir. Às vezes, a intenção pode ser tão geral como ‘abrir meu coração para sentir o que ele precisa sentir’. Outras vezes, a intenção de uma cerimônia de cacau pode ser dirigida a um objetivo específico, como expressar sua alma através do movimento ou curar um trauma passado.

RELACIONADO: Cura Emocional Com Óleos Essenciais

Depois de decidir sua intenção, aqui estão os 5 passos para criar sua própria cerimônia sagrada do cacau:

1. Crie um espaço sagrado

Espaço sagrado é um conceito usado para descrever um espaço que é estabelecido com a intenção de cura e conexão. Adoro a tradição de estabelecer um espaço sagrado porque os detalhes físicos me lembram que estou vivenciando algo profundo e significativo e me convidam a ficar presente no momento. A coisa boa é – você não pode fazer isso errado!

Seu espaço sagrado pode ser em qualquer lugar – na natureza, em uma sala tranquila em sua casa ou qualquer lugar onde você possa hospedar a cerimônia e onde você se sinta seguro e capaz de se conectar com sua intenção e energias em plenitude.

Depois de decidir sobre um espaço sagrado, você deve limpar qualquer energia residual que ele contém atualmente. Algumas das minhas maneiras favoritas de limpar a energia são queimando palo santo, sálvia ou qualquer uma das outras ervas sagradas.

Em seguida, você pode aumentar a vibração do espaço cantando ou tocando música. Outras idéias para promover a vibração de sua intenção dentro do espaço podem incluir acender velas, montar um altar ou invocar nas quatro direções.

Seja criativo e, o mais importante, confie em sua intuição e crie sua própria definição de espaço sagrado.

RELACIONADO: O melhor retiro de bem-estar (econômico)

Abra um espaço sagrado

2. Prepare o cacau

O cacau sagrado é frequentemente fornecido em blocos brutos. É importante observar que você adquire cacau de grau cerimonial de alta qualidade. A fonte mais direta de cacau sagrado é do xamã do cacau, Keith, na Guatemala. Existem outros distribuidores fantásticos; Eu o encorajaria a olhar ao redor e ler sobre o cacau que você está comprando para garantir que ele seja colhido de forma sustentável, tradicional e com a intenção de cura .

Receita de cacau sagrado:

Notas: Prefiro o sabor do cacau em sua forma amarga, mas você pode adicionar um adoçante se preferir. Você pode ajustar a proporção de cacau para água com base em sua preferência pessoal de consistência, no entanto, esta é uma boa proporção para começar a trabalhar. À medida que você começa a trabalhar cada vez mais com o cacau, pode adicionar outras especiarias, como as sugeridas. Explore e experimente o quanto quiser!

Ingredientes:

  • 1-2 onças de cacau
  • Meio copo de agua
  • Pitada de pimenta ou pimenta caiena
  • Adoçante como mel ou agave (opcional)
  • Especiarias como cardamomo, canela, gengibre ou baunilha (opcional)

Instruções:

  1. Entre em uma atitude meditativa e reflexiva ao cortar o cacau em pedaços menores para que possa amolecer e virar água quente
  2. Aqueça a água até um pouco antes de ferver e adicione as lascas de cacau
  3. Use um batedor para mexer até encontrar uma textura lisa
  4. De acordo com a tradição, adicione a pitada de pimenta
  5. Adicione o adoçante a quaisquer outras especiarias que esteja incluindo.

preparar o cacau

3. Demonstre gratidão e declare sua intenção

Dar gratidão é uma das maneiras mais eficazes e imediatas de entrar no espaço do coração. Também é talvez o curador mais poderoso. Antes de beber o cacau, gosto de agradecer a chuva e a terra que cultivaram a planta do cacau, as mãos que colheram e secaram os grãos, a água limpa que bebemos e assim por diante. Você também pode agradecer por essas coisas e / ou pelas coisas pelas quais é grato.

Depois de agradecer, reafirme sua intenção pedindo a ajuda do cacau. Por exemplo:

  • “Cacau, permita-me superar a dor profunda que estou segurando em meu coração”
  • “Cacau, ajude-me a me expressar com autenticidade na minha prática de ioga ”.

Pratique afirmar suas intenções em voz alta. Nossas vozes são ferramentas extremamente poderosas e você pode notar mudanças energéticas conforme suas palavras ecoam em seu espaço sagrado.

Dê Gratidão e Estabeleça Intenção

4. Beba o cacau

Sinta o aroma do cacau antes de bebê-lo e, em seguida, delicie-se com cada gole, permitindo que o medicamento se espalhe por seu corpo. O cacau pode ser sentido em seu corpo imediatamente, ou pode demorar cerca de 20 minutos para começar a sentir uma sensação de vibração. Nesse ponto, você sentirá mais sangue fluindo para o cérebro e o coração, e o foco pode se tornar mais fácil . Liberte as expectativas e ouça o seu corpo à medida que as energias começam a mudar.

5. Ative sua intenção

Permita que a energia do cacau e sua intuição o levem aonde você precisa ir.

  • Se sua intenção é o processamento interno –  você pode descobrir que deseja meditar, registrar em um diário ou embarcar em uma jornada xamânica .
  • Se sua intenção é a auto-expressão –  você pode querer cantar, criar música ou praticar uma modalidade de movimento.

Não existe uma maneira certa de acessar sua alma. Permita que o cacau aprimore a experiência que foi feita para você, seja em uma caminhada pela floresta ou permitindo que seu lado artístico brilhe.

Para obter informações adicionais, compartilho mais aprendizados sobre cacau e cerimônia neste episódio de podcast (pressione o botão play para começar a ouvir):

Notas importantes de saúde

  • Não consuma cafeína ou álcool antes do cacau.
  • Beba bastante água, especialmente no final da cerimônia. Se você achar que tem dor de cabeça, pode estar desidratado, bebeu muito cacau ou está se desintoxicando com a ajuda do cacau.
  • O cacau não pode ser digerido por cães e alguns outros animais de estimação, portanto, mantenha-o longe deles. Pode ser fatal.
  • Os antidepressivos com IMAO contra-indicam o cacau e podem causar fortes dores de cabeça.
  • O cacau é um vasodilatador e bombeia mais sangue pelo coração. Esteja atento à sua dosagem se você tiver um problema cardíaco.