Ervas Medicinais / Plantas medicinais Óleos Vegetais e Essências

Óleos Essenciais e suas Famílias de Aromas – Aromaterapia e Famílias Olfativas

Fonte: https://aromatherapyanywhere.com/

Famílias de aromas de óleos essenciais

Depois que comecei a usar óleos essenciais, fiquei curioso em experimentar e fazer minhas próprias misturas exclusivas usando óleos essenciais de diferentes famílias de aromas.

Não é apenas emocionante, mas também divertido e fácil. E os resultados são tão interessantes! Simplesmente combinei óleos diferentes em combinações variadas e tive uma nova mistura sob medida. Quão legal é isso!

No livro completo de óleos essenciais e aromaterapia, você também encontrará muitas misturas de óleos essenciais para as diferentes estações do ano.

Você verá como diferentes misturas usam uma combinação de óleos essenciais de diferentes famílias de aromas para uma variedade de aromas para atender a diferentes propósitos.

Com isso dito, vamos aprender um pouco mais sobre os óleos essenciais e suas famílias de aromas.

Os óleos essenciais basicamente se enquadram em uma das 8 famílias de aromas:

  1. Citrino
  2. Floral
  3. Herbáceo
  4. Picante
  5. Woody
  6. Terroso
  7. Resinoso
  8. Cânfora

Vamos dar uma olhada nessas 8 famílias principais de aromas e quais óleos essenciais estão incluídos em cada uma.

Famílias de aromas de óleos essenciais

1. FAMÍLIA CITRUS

Os óleos essenciais da família dos aromas cítricos têm um aroma fresco, limpo e refrescante que está associado a essas frutas. Pense nos aromas de limão, laranja e toranja.

Os óleos essenciais cítricos também são muito versáteis. Eles se misturam facilmente com a maioria das outras famílias de aromas, especialmente as famílias amadeiradas e florais.

Os óleos desta família de aromas são frequentemente adicionados a misturas energizantes e desodorizantes e também a misturas anti-sépticas.

LIMÃO

O limão é definitivamente um dos óleos essenciais mais populares da família dos aromas cítricos. É o único que não é obtido de uma flor ou planta, mas é extraído das cascas dos limões por um processo a frio.

O óleo essencial de limão tem um aroma alegre que revigora a mente e o espírito. Oferece um efeito estimulante e evoca uma sensação de excitação.

O óleo essencial de limão combina bem com a maioria dos outros óleos e costuma ser adicionado a misturas destinadas a refrescar, energizar e aumentar a clareza mental e o estado de alerta.

Também é usado como desinfetante doméstico.

 LARANJA

Os óleos essenciais de laranja e laranja doce são os favoritos dos entusiastas da aromaterapia. Esses óleos também são extraídos da casca das laranjas, bem como de partes das plantas em que crescem.
O óleo de laranja funciona muito bem como sedativo, anti-séptico e tônico. O óleo essencial de laranja doce é frequentemente usado em misturas sazonais, incluindo misturas de outono e inverno.

BERGAMOTA

A bergamota é um daqueles óleos essenciais versáteis que são usados ​​em várias misturas. Este óleo é extraído da casca da fruta da laranja bergamota.

Se você nunca difundiu este óleo antes, você será um verdadeiro deleite.

O óleo essencial de bergamota costuma ser combinado com cheiros mais amadeirados e masculinos, embora tenha um aroma frutado e doce que funciona com muitas outras misturas também.

TORANJA

O óleo essencial de toranja inspira energia positiva. Este óleo tem um aroma brilhante e feliz que vai levantar instantaneamente o seu humor e aliviar qualquer tensão persistente.

Adicione algumas gotas de óleo essencial de toranja em seu difusor para imbuir energia fresca em qualquer ambiente.

Suas poderosas qualidades supressoras de apetite tornam a toranja um dos melhores óleos essenciais para perda de peso .

CAPIM-LIMÃO

Sim, o capim-limão também pertence à família dos aromas cítricos. Ele infunde qualquer mistura à qual é adicionado com seu aroma leve e refrescante.

O óleo essencial de capim-limão é combinado com outros óleos em misturas para reduzir a dor muscular e como agente antibacteriano.

 TANGERINA

Este é um aroma cítrico mais sutil e que pode ser colocado em um difusor sozinho ou combinado com outros aromas.

Seu aroma leve torna o óleo essencial de tangerina um excelente complemento para qualquer mistura refrescante para usar na primavera ou no verão.

Espalhe algumas gotas de óleo essencial de tangerina dentro de casa para reduzir a tensão nervosa, melhorar seu humor e limpar sua mente.

 2. FAMÍLIA FLORAL 

Esta é uma das famílias de aromas mais populares não apenas por suas propriedades terapêuticas, mas também por seu adorável aroma floral. Os óleos essenciais florais são freqüentemente usados ​​como um complemento aos produtos perfumados e perfumados de beleza e cuidados com a pele. Lavanda, gerânio, camomila e rosa são apenas alguns dos muitos óleos essenciais florais populares e versáteis.

LAVANDA

Quem não ama lavanda? Este é provavelmente um dos óleos essenciais mais amplamente usados, não só por sua fragrância leve e fresca, mas também por causa dos muitos benefícios à saúde que oferece.

O óleo essencial de lavanda é frequentemente usado em produtos de beleza, cuidados com a pele, spa e domésticos, desde loções hidratantes e bombas de banho a velas de aromaterapia, sachês de refresco de armário e muito mais.

As propriedades relaxantes da lavanda são bem conhecidas. O óleo essencial de lavanda está no topo da lista dos óleos essenciais mais relaxantes. É usado para promover um sono melhor, aliviar a ansiedade e aliviar dores de cabeça.

GERÂNIO

O óleo essencial de gerânio tem um aroma floral delicado que funciona muito bem quando combinado com outros aromas florais em misturas. Adiciona um aroma sutil que muda o aroma da mistura sem sobrepujar o aroma dos outros óleos.

Seu leve aroma floral torna o óleo essencial de gerânio a escolha preferida para a criação de produtos para a pele e perfumes com óleos essenciais.

Também ajuda a equilibrar os níveis hormonais e a reduzir a inflamação. É frequentemente usado em misturas de óleos essenciais para ajudar na saúde mental, como no alívio da ansiedade e da depressão.

 JASMIM

O óleo essencial de jasmim é extraído da planta exótica de jasmim com suas grandes flores brancas.

Jasmim é uma adição popular em muitas misturas de óleos essenciais florais. O óleo é ótimo para ajudar com depressão e problemas uterinos. Também é conhecido por suas potentes propriedades afrodisíacas e é frequentemente usado em produtos para a pele.

ROSA

O óleo essencial de rosa é um complemento popular para perfumes femininos e produtos para a pele por causa de seu aroma deliciosamente inebriante.

É também o óleo essencial afrodisíaco reinante . Seu aroma sensual e sedutor é conhecido por sua capacidade de melhorar o clima no quarto.

Este é um perfume floral muito versátil que combina muito bem com misturas que contenham outros florais. Também combina lindamente com aromas amadeirados ou terrosos. O óleo de rosa é usado em vários remédios naturais para a saúde, incluindo laxante, tratamento uterino, anti-séptico, antiviral e antidepressivo.

BAUNILHA

Pode ser uma surpresa saber que o óleo essencial de baunilha pertence à família dos aromas florais. Este não é um óleo essencial puro típico como os outros, pois não é extraído de uma planta ou fruta, mas de grãos de baunilha fermentados. No entanto, ainda tem muitos benefícios para a saúde com um aroma maravilhosamente perfumado.

O óleo essencial de baunilha é um ótimo complemento para misturas de óleos essenciais frutados, florais e sazonais.

YLANG YLANG

O último perfume de família floral da lista é o ylang ylang. Se você já usou óleos essenciais, por algum tempo, já deve ter ouvido esse nome antes. O óleo é extraído da árvore ylang ylang, um tipo de árvore exótica com flores em forma de estrela.

Este é um óleo versátil que é usado generosamente em várias misturas. É maravilhoso para misturas de beleza e saúde que são usadas para promover relaxamento e melhorar sua pele e cabelo.

3. FAMÍLIA HERBÁCEA

A família dos aromas herbáceos inclui alguns óleos essenciais muito versáteis que são extraídos de diferentes ervas e usados ​​por seu aroma, sabor e fantásticos benefícios de cura. Como você verá, a família dos aromas herbáceos é usada principalmente como agentes aromatizantes, ao contrário de muitos outros óleos essenciais.

ORÉGANO

Um complemento favorito da culinária italiana, o óleo de orégano é extraído da erva orégano. Este óleo é conhecido por suas fortes propriedades antibacterianas e antiinflamatórias.

O óleo essencial de orégano pode ser diluído com um óleo carreador, como óleo de coco ou óleo de abacate, e aplicado na pele para reduzir rugas e cicatrizes.

TOMILHO

O tomilho é outro óleo essencial que você pode ver usado com frequência, o que, obviamente, está na categoria de herbáceos.

O óleo essencial de tomilho é frequentemente combinado com outros óleos essenciais herbáceos para criar misturas poderosas que podem ser usadas como anti-séptico em enxaguatórios bucais e vários outros produtos de higiene pessoal.

SALVA ESCLEREIA

O óleo essencial de sálvia às vezes é confundido com um óleo essencial floral, mas na verdade é outro tipo de erva. É maravilhosamente curativo e usado para uma ampla gama de propósitos, da saúde à beleza. Também atua como desodorante natural e desodoriza a sua casa, auxilia na limpeza e tem efeitos antibacterianos.

O óleo de sálvia funciona bem como um sedativo suave quando misturado com outros óleos sedativos.

ALECRIM

O óleo essencial de alecrim é outro que algumas pessoas colocam na família dos aromas florais, mas não é a mesma coisa que a flor de rosa. O alecrim é um tipo de erva perfumada e deliciosa. Este óleo pode ser usado para cozinhar, mas também por seus poderes de cura e aromaterapia.

O óleo essencial de alecrim é conhecido por estimular o crescimento do cabelo e ajudar com o couro cabeludo seco, além de vários outros benefícios à saúde. Tem um aroma muito poderoso, então você precisa ter cuidado ao adicioná-lo a qualquer mistura. Adicione apenas uma gota de cada vez.

MANJERONA

A manjerona é um óleo essencial que tem o lado mais doce e também é considerado um aroma herbáceo. Também vem de uma erva chamada manjerona doce, embora alguns óleos de manjerona sejam da erva manjerona espanhola.

O óleo essencial de manjerona é adicionado às misturas para ajudar a aliviar a dor nas articulações relacionada à artrite, reduzir o estresse e manter as infecções bacterianas sob controle.

MANJERICÃO

O óleo essencial de manjericão vem da erva de manjericão e pode ser usado em biscoitos quando você não tiver manjericão seco ou fresco disponível.

O aroma de manjericão também ajuda a aliviar a fadiga e as dores musculares, o que o torna uma adição poderosa a qualquer mistura analgésica.

4. FAMÍLIA PICANTE 

A última família de óleos essenciais de aroma é a categoria picante. Não se deixe enganar pelo nome – não estamos falando de picante como em jalapenos e pimentas. Isso é mais para as “especiarias” que você encontra em misturas sazonais, como as de outono e inverno. Estes são alguns dos óleos essenciais da família dos aromas picantes.

NOZ-MOSCADA

Noz-moscada é um dos óleos essenciais mais populares da família dos aromas picantes. É um complemento popular para misturas de especiarias sazonais, como guloseimas de outono, como torta de abóbora e biscoitos snickerdoodle, ou em misturas para a temporada de férias, como misturas de Natal.

O óleo essencial de noz-moscada combina muito bem com óleos de canela, gengibre, sálvia, laranja e lavanda.

CANELA

A canela é muito semelhante à noz-moscada e frequentemente encontrada nas mesmas misturas sazonais. É o único que às vezes é encontrado não como um óleo puro, mas em um conta-gotas, onde você pode usá-lo diretamente na pele para vários benefícios de cura.

O óleo essencial de canela adiciona um aroma delicado e doce a qualquer mistura.

 DENTE DE ALHO

O próximo óleo essencial na família dos aromas picantes é o cravo. O óleo essencial de cravo-da-índia contém antioxidantes, o que confere ao óleo seus muitos poderes curativos.

O óleo essencial de cravo pode ser usado diretamente para aliviar dores de dente e outros problemas de saúde bucal. Tem um aroma poderoso e deve ser usado com moderação na criação de qualquer blend. Comece com uma gota e continue aumentando uma gota de cada vez.

RUIVO

O gengibre, como outros nesta lista, é um tipo de tempero muito usado na cozinha, por seu sabor e sabor deliciosos, bem como por seus diversos benefícios para a saúde.

O óleo essencial de gengibre é muito versátil. É um ótimo complemento para a maioria das misturas sazonais e especiais. Pode ser usado em qualquer mistura para ajudar a aliviar desconforto digestivo e distúrbios menstruais,

CARDAMOMO

O cardamomo é outro óleo essencial popular na família dos aromas picantes.

O óleo essencial de cardamomo é usado principalmente por seus benefícios de cura, em oposição ao seu aroma. Pode ajudar a reduzir as náuseas, funcionar como anti-séptico e ajudar nos efeitos colaterais da quimioterapia.

5. WOODY

Se você já usou misturas de óleos essenciais com sândalo ou cipreste, provavelmente conhece alguns dos óleos incluídos na família dos aromas amadeirados. No entanto, alguns podem surpreendê-lo. Aqui estão os óleos essenciais incluídos na família lenhosa. Os dois primeiros óleos essenciais considerados aromas amadeirados são olíbano e mirra, que costumam ser combinados.

SÂNDALO

O sândalo é um óleo essencial popular com um aroma amadeirado. Este óleo é extraído de árvores de sândalo, quanto mais velho melhor. Pode vir de árvores com até 40 anos de idade, mas aquelas com 80 anos ou mais são preferidas por seu aroma mais forte e benefícios para a saúde mais potentes.

O óleo essencial de sândalo é usado em vários produtos para a pele. Possui fortes propriedades adstringentes, antiespasmódicas e sedativas.

ABETO

O óleo essencial de abeto ou agulha de abeto tem um aroma fresco, que é um pouco mais leve do que os tradicionais aromas amadeirados.

O óleo essencial de abeto é muito popular nas misturas de Natal e feriados. Ele também é usado liberalmente em misturas com outros aromas amadeirados e terrosos. É conhecido por ajudar a aliviar a fadiga e a dor associadas à artrite.

MADEIRA DE CEDRO

Aahh … cedro. Você não pode deixar de se apaixonar pelo aroma fresco e amadeirado deste óleo.

Adicione algumas gotas deste óleo em seu difusor durante qualquer estação e você será imediatamente transportado para o exterior com lindas lembranças de caminhadas na primavera pela floresta.

O óleo essencial de madeira de cedro adiciona um adorável aroma fresco e amadeirado a qualquer mistura de óleo essencial. É também um daqueles óleos essenciais refrescantes perfeitos para usar na primavera.

CIPRESTE

O óleo essencial de cipreste é outro perfume da família dos aromas amadeirados. Cypress pode ser usado em um difusor em aromaterapia ou aplicado topicamente para ajudar a acalmar uma ampla gama de doenças de pele.

Este é um óleo versátil e pode ser combinado com óleos de ylang ylang, camomila, bergamota e madeira de cedro para obter algumas combinações maravilhosas com aromas únicos.

ZIMBRO

O óleo de zimbro vem da árvore de zimbro, que é um tipo de arbusto perene que cresce principalmente na Europa.

O óleo essencial de zimbro é frequentemente usado em misturas para problemas estomacais e digestivos. É também um anti-séptico potente.

6. FAMÍLIA CANFOROSA

Os óleos da família das cânforas têm um cheiro inconfundivelmente inebriante que é fortemente aromático.

EUCALIPTO

Extraído das folhas ricas em óleo da árvore de eucalipto, este óleo tem potentes propriedades antiinflamatórias, anti-sépticas e descongestionantes. Funciona muito bem para limpar os seios da face.

O óleo de eucalipto tem muitas propriedades curativas e é frequentemente usado em misturas com outros aromas amadeirados, condimentados e florais.

HORTELÃ-PIMENTA

O óleo essencial de hortelã-pimenta é outro óleo canforáceo amplamente usado com várias propriedades terapêuticas poderosas.

ÁRVORE DO CHÁ

O óleo da árvore do chá é um óleo essencial volátil extraído da planta melaleuca encontrada na Austrália. É uma adição comum a muitos produtos caseiros para a pele, especialmente cremes e loções anti-acne. Mas é bom para muito mais do que sua pele.

O óleo essencial da árvore do chá tem um aroma terroso repleto de poderosos benefícios para a saúde. Ajuda a aliviar doenças respiratórias e a limpar as emoções tóxicas que perturbam a sua saúde e bem-estar.

É também um desinfetante poderoso, o que o torna ótimo para uso em qualquer projeto de limpeza doméstica.

7. FAMÍLIA RESINOSA

INCENSO

O olíbano vem da árvore Boswellia e é um perfume muito popular na aromaterapia.

Este aroma amadeirado funciona perfeitamente em misturas sazonais e em misturas criadas para acalmar problemas digestivos. O óleo também é um anti-séptico potente.

MIRRA

Mirra é outro óleo essencial da família dos aromas resinosos. O óleo essencial de mirra é extraído da árvore Commiphora Myrrha, que cresce na África e no Oriente Médio.

O óleo essencial de mirra trabalha em estreita colaboração com o olíbano e costuma ser usado nas mesmas misturas.

6. FAMÍLIA TERRESTRE

A família dos aromas terrosos é uma daquelas categorias que não são tão fáceis de descobrir. É aqui que você vai encontrar muitos dos aromas mais masculinos, bem como fragrâncias usadas em misturas para uso doméstico e às vezes em perfumes pessoais. Aqui estão os óleos essenciais incluídos na família dos aromas terrosos:

PATCHOULI

O primeiro óleo essencial da família dos aromas terrosos é o patchuli, o que não deve ser uma grande surpresa. O óleo essencial do patchouli é extraído de várias partes da planta tropical do patchouli.

Tem um aroma forte e é frequentemente usado em perfumes masculinos ou unissex, bem como em muitas misturas saudáveis.

VETIVER

O óleo essencial de Vetiver também é conhecido por seu aroma terroso. Às vezes, é rotulado como ‘khus’.

Vetiver é frequentemente combinado com patchouli em misturas, uma vez que ambos cheiram muito parecidos, mas o vetiver tem um aroma mais cítrico que adiciona um toque de frescor a qualquer mistura. Este é um perfume calmante e aterrador, com alguns benefícios de cura também.

VALERIANA

A raiz de valeriana é uma erva muito popular usada na medicina natural. Não é de surpreender que a mesma erva também forneça um óleo incrivelmente terapêutico.

O óleo essencial de valeriana é um dos aromas terrosos com uma longa lista de benefícios para a saúde. Muitas vezes, é usado sozinho ou em combinações para ajudar com palpitações cardíacas, doenças de pele, pressão arterial, ansiedade e distúrbios do sono.

RAIZ DE ANGELICA

O último dos aromas terrosos desta família de aromas é a raiz de angélica. Você pode não ver este óleo essencial com tanta frequência, porque ele não é usado tanto por seu aroma quanto por suas habilidades de cura. É extraído por destilação a vapor da raiz, ervas e sementes da planta do rizoma.

O óleo essencial de raiz de angélica é usado em misturas para aliviar o desconforto digestivo e reduzir o estresse.

DICAS PARA USAR SEU CONHECIMENTO SOBRE ÓLEOS ESSENCIAIS E SUAS FAMÍLIAS DE AROMAS PARA CRIAR SUAS PRÓPRIAS MISTURAS

Agora você entende o que são as 8 famílias de aromas e quais são os óleos essenciais de cada uma. Você pode usar essas informações para descobrir quais aromas combinam bem em várias combinações, se você está procurando criar uma mistura sob medida para fins de saúde ou se deseja criar uma mistura aromática única.

Ao fazer suas próprias misturas de óleos essenciais, algumas serão um sucesso e outras, erros. Mas está tudo bem. Essa é a única maneira de descobrir a ‘Próxima Melhor Mistura’ para você.

A melhor parte de experimentar fazer suas próprias misturas é que um dia você certamente encontrará uma mistura pela qual se apaixonará completamente. Você pode então tornar esse seu aroma exclusivo.

Embora não haja regras rígidas a serem seguidas ao fazer misturas de óleos essenciais, há uma coisa a ter em mente. Você obterá os melhores resultados ao combinar aromas que se complementam.

Geralmente, isso significa escolher óleos essenciais com base na família de aromas a que pertencem. Dito isto, esta regra não está escrita em pedra. Sinta-se à vontade para ir contra a norma e misturar e combinar o que quiser.

Ah, sim, não se esqueça de anotar quais óleos você usou e em que proporção, para que possa replicar seus sucessos e evitar seus fracassos.

IDÉIAS PARA FAZER E APROVEITAR SUAS MISTURAS SOB MEDIDA

Claro, você vai precisar de óleos essenciais e difusores de aromaterapia para fazer e desfrutar seus aromas recém-criados.

Os 14 principais conjuntos de óleos essenciais da terapia de plantas

Pegue seu difusor e óleos essenciais favoritos e divirta-se experimentando óleos essenciais de diferentes famílias de aromas! 

Famílias de Aroma de Óleo Essencial

Isenção de responsabilidade:  Esta informação não se destina a servir como conselho médico. Consulte seu médico antes de usar óleos essenciais. Veja a  isenção de responsabilidade completa aqui . 

Fonte: https://aromatherapyanywhere.com/

 

 

Fonte:

Welcome to the journey

O mundo dos aromas químicos pode ser opressor, especialmente quando você se depara com centenas desses odores. Organização desde o início é fundamental. Você pode ser rapidamente ultrapassado por produtos químicos aromáticos e óleos essenciais, se não se controlar desde o início. Nesta página, espero ajudá-lo a configurar seus produtos químicos aromáticos e óleos essenciais de uma forma que permita que você trabalhe com eles rapidamente.

O mundo das famílias de aromas é complicado, porque nem todos compartilham o mesmo método de organização. Algumas famílias são mais óbvias e compartilhadas por todos, como Floral , Verde , Âmbar . Outros são complicados, como o Terroso , o Musgo e o Etéreo . Quer dizer, o que é um perfume etéreo ?

Garrafas codificadas por cores, por família

Então, eu simplesmente segui as listas e cores semelhantes usadas pelas casas de perfumes Givaudan e Firmenich , e então me ajustei às minhas próprias necessidades. A lista abaixo dará a você os nomes das famílias de aromas e cores que apliquei à minha própria lista, que é como eu configurei meu banco de dados. Um salva-vidas! Como você pode ver na imagem à esquerda, os frascos são organizados por família de aromas E suas respectivas cores. Cada cor no topo de uma garrafa representa sua família de aromas. Quando você tem várias centenas de substâncias químicas aromáticas e óleos essenciais, quer ser capaz de descobrir onde. O banco de dados de que falei na página Configuração , juntamente com os rótulos de cores, ajudam você a fazer exatamente isso. Abaixo, vou mostrar como dividir seu banco de dados.

Campos de banco de dados

Eu realmente não posso entrar em como criar um banco de dados, mas posso dizer como é o meu, para que você possa reproduzi-lo. Eu uso o Zoho para meu banco de dados on-line e criar um banco de dados lá é bastante fácil, embora demore um pouco para descobrir.

Um banco de dados consiste em campos. Estas são as áreas que permitirão que você insira informações. Cada campo recebe um nome. Ao criar seu banco de dados de perfumaria, você pode começar a se perguntar de quais campos precisa. Pesquisei muito no início, até encontrar o que atendia às minhas necessidades. Abaixo está uma lista dos campos em meu banco de dados (deixei de fora alguns que não achei que seriam úteis para ninguém além de mim), e espero que isso ajude você a configurar o seu. Abaixo você encontrará um PDF para download com meu banco de dados, como um exemplo. Os bancos de dados continuam crescendo, então este PDF pode não refletir meu banco de dados atual, mas não importa se eu o estou usando para você ver como funciona. Você pode usar isso como orientação, mas recomendo veementemente que crie o seu próprio.

PDF do banco de dados

Campos de banco de dados

Imagem – ajuda a identificar rapidamente o tipo de elemento com o qual está lidando. Se você tem a imagem de uma rosa, sabe imediatamente que esse aroma químico é parte do perfume de uma rosa. O álcool etílico feni é um exemplo de um aroma-0químico que usaria uma rosa como imagem.

Nome – este é o nome do material do aroma.

CAS # – Este é um identificador numérico exclusivo atribuído pelo Chemical Abstracts Service a todas as substâncias químicas, incluindo compostos orgânicos e inorgânicos, minerais, isótopos, ligas e materiais não estruturáveis. Esse número é importante para você por vários motivos. A principal delas para você, estudante de perfumaria, é que alguns produtos químicos aromáticos têm nomes diferentes, dependendo de quem os distribui. Pode ser opressor e você pode acabar comprando o mesmo material algumas vezes com nomes diferentes. Ao verificar o CAS # em seu banco de dados, você pode verificar imediatamente se ainda não possui este material com outro nome. Outro bom motivo para ter isso em seu banco de dados é para que a procura do material correto on-line seja uma coisa rápida e fácil, e você sempre terá a certeza de ter localizado o material correto.

Fabricante – Isso é importante, porque você quer saber quem o criou se está disponível. Perfumes como Givaudan , IFF , Firmenich , Takasago , Symrise , Robertet liberam seus próprios aromas químicos e óleos essenciais, e saber de onde eles vêm também pode determinar o cheiro. Se você usou um material da Givaudan para um perfume, ao usá-lo novamente, certifique-se de que é o mesmo. Um óleo essencial especial da Robertet pode não cheirar igual ao de outro fornecedor.

Fornecedor – este campo é importante porque nem todos os fornecedores oferecem todos os óleos essenciais ou aromáticos. Às vezes, porém, um fornecedor pode não ter mais um que você comprou dele no passado. Ainda assim, ajuda saber onde obtê-lo novamente quando precisar fazer um novo pedido.

AKA – Quase todo aroma-químico tem alguns nomes que usa. Este campo o ajudará adicionando os outros nomes que você pode encontrar como. Então, quando você está seguindo uma fórmula e pensa que não tem aquele aroma-químico específico necessário, geralmente acontece que você o tem, com um nome diferente. Ambromax também é Ambrofix . Cinamaldeído também é Aldeído Cinâmico . Você pode ver como isso pode ficar complicado sem um banco de dados de referência cruzada…. Isso também o ajudará a reduzir seus gastos para que não fique com o mesmo material com três nomes diferentes. Este campo funciona bem com o campo CAS # (veja acima).

Tipo Primário – esta é a Família de Aroma primária sob a qual você encontrará este químico de aroma ou óleo essencial.

Tipo secundário – geralmente, um aroma químico não cheira como apenas uma coisa. Quanto mais descrições imediatas você tiver ao seu alcance, mais fácil será o funcionamento. Isso o ajuda muito quando, por exemplo, trabalhar com Musks. Todos os almíscares são almiscarados, mas também podem ser floridos, pulverulentos, à base de ervas…. Portanto, se o seu tipo primário for MUSK, o secundário pode ser pulverulento .

Tipo terciário – como a maioria dos produtos químicos aromáticos e óleos essenciais não cheiram como apenas uma ou duas coisas, um tipo terciário ajuda você a se concentrar em elementos específicos que você pode querer para seu perfume. No exemplo MUSK, seu tipo secundário pode ser POWDERY, mas o tipo terciário também pode ser WOODY. O Musk Ethyl Brassilate , por exemplo, se encaixaria nessas três definições: MUSK, POWDERY, WOODY.

Abaixo está uma tabela com cada tipo e os termos do menu suspenso que criei para cada um. Como você pode ver, o Tipo 2 se expande sobre o Tipo 1 e o Tipo 3 se expande ainda mais, oferecendo várias opções de perfume. Como você cria um menu suspenso para cada tipo, ao preencher seus materiais no banco de dados, não precisa ficar digitando sobrenomes. Basta usar o menu suspenso e selecionar o tipo de aroma. Os menus suspensos (e qualquer outro campo de dados) podem ser editados a qualquer momento, portanto, à medida que você se torna mais hábil, pode querer mudar as coisas para se adequar ao seu estilo de trabalho.

TIPO 1 TIPO 2 TIPO 3
Aldeídico Aldeídico Aldeídico
Ambery Ambery Ambery
Animálico / Couro Animálico / Couro Animálico / Couro
Aromático Aromático Anísico
Balsâmico Balsâmico Aromático
Citrino Citrino Balsâmico
Floral Terroso Cremoso / Lactônico
Frutado Floral Terroso
Verde Frutado Floral
Erval Verde Frutado
Almíscar Marinho Verde
Ozônico Metálico Erval
Pulverulento Musgo Marinho
Smokey Almíscar Musgo
Picante Ozônico Almíscar
Woody Pulverulento Ozônico
Baunilha Smokey Pulverulento
Woody Smokey
Baunilha / Doce / Açúcar Picante
Ceroso
Woody
Baunilha / Doce / Açúcar

Nota – Este campo é sobre a nota que o material é. Aromas de perfumaria, como Aromaterapia, são divididos em notas SUPERIORES, MÉDIAS e BASE. A maioria dos produtos químicos aromáticos e óleos essenciais cabem em uma nota, mas às vezes você verá alguns que podem se encaixar em duas. Raramente vi todos os três em um material. Portanto, criei DOIS menus suspensos: um é NOTA e o outro é NOTA SECUNDÁRIA . Certifique-se de que cada um dos dois menus suspensos tenha todas as notas disponíveis para escolher: SUPERIOR, MÉDIO, BASE.

Uso – Esta é a descrição de para que é utilizado o aroma químico ou óleo essencial. Coloque o máximo de informações que puder encontrar aqui, pois mais tarde isso o ajudará a decidir na hora de procurar um perfume específico. Por exemplo, se você estiver procurando por um aroma químico usado na criação de uma base Lilás , você o encontrará na descrição de USE.

Características – Este campo descreve o caráter do aroma químico ou óleo essencial. Normalmente, descreve o cheiro do elemento aromático.

Força do Odor – Este é importante. Alguns produtos químicos aromáticos e óleos essenciais são de baixa ou média intensidade olfativa, mas outros, especialmente com produtos químicos aromáticos, podem ser muito fortes. Você eventualmente aprenderá o que é o quê, mas no começo você quer saber com antecedência se o Indole que você está usando matará sua mistura se você usar mais do que uma pequena quantidade. Alguns produtos químicos aromáticos precisam ser diluídos em até 10% e alguns até em 1%, porque isso é o quão poderosos eles são. Os aldeídos são um desses casos.

Use% – Quando você compra um aroma químico ou óleo, você pode descobrir a porcentagem com que o material é normalmente usado. Por exemplo, Aldeído C-11, você pode ver que o nível de uso recomendado  é 1,0% no concentrado de fragrância.

Restrições da IFRA – Este campo é geralmente para os itens restritos pela IFRA, como musgo de carvalho , cumarina ou bergamota . Se você eventualmente começar a dirigir seu próprio negócio e quiser vender suas criações, você pode querer saber disso. Alguns perfumistas de nicho não se importam. Criei este campo usando duas caixas, uma SIM e uma NÃO . Eu clico nele se sei que existem restrições, mas pessoalmente, não me importa o que a IFRA tem a dizer … e eu não sou o único! Essa é uma longa história que eu não vou entrar…. Lembre-se também de que as restrições da IFRA não têm nada a ver com as restrições de produtos cosméticos do seu país. AQUELE você deve prestar atenção.

Longevidade – permite saber quanto tempo o aroma químico ou óleo dura em um mata-borrão (faixa de cheiro de perfume). É bom saber disso porque você quer que um perfume dure e alguns dos ingredientes para fazer isso acontecer. O limão , por exemplo, pode durar apenas algumas horas em um mata-borrão, enquanto os almíscares podem durar dias. Um perfume de Rosa que criei ainda está lindo na tira de perfume, três dias depois.

Aparência – permite saber se o material que você está planejando usar terá alguma cor ou se é transparente. Eu geralmente não me importo, mas alguns materiais serão verde escuro, como Violet Leaf Absolute , ou marrom escuro, como Labdanum ou Oakmoss . Isso afetará seu produto final. Pessoalmente, adoro quando um perfume que criei parece amarelo, dourado, âmbar ou âmbar escuro no frasco. A maioria dos seus perfumes assumirá tons semelhantes aos profissionais que você compra.

Prazo de validade – permite que você saiba por quanto tempo o seu material geralmente é bom. A maioria vai durar bem mais de 36 meses se for mantida em um local fresco e escuro. Alguns requerem refrigeração. Alguns, no entanto, oxidam com relativa rapidez, como os aldeídos , e é melhor mantê-los diluídos em álcool e refrigerá-los para estender sua vida útil. É bom saber disso desde o início e refrigerar os óleos e produtos químicos aromáticos que precisam, em vez de descobrir mais tarde que eles “estragaram”.

Armazenamento – Este é um menu suspenso com dois campos: REGULAR e REFRIGERADOR. Isso permitirá que você saiba onde encontrar o seu material, para que você não passe uma hora examinando seus aromas químicos sem encontrar o que procura, quando o tempo todo ele estava na geladeira.

Estabilidade – Você pode adicionar este campo se tiver interesse em saber como seu material reage em várias bases como géis, álcool, sabão em pó, etc. Não uso muito, mas é bom ter.

Famílias de aroma por cor

Esta é a lista de cores associadas à minha lista de famílias de aromas. Eu uso rótulos coloridos redondos nas garrafas para uma rápida identificação. As cores correspondem às famílias de aromas em meu banco de dados. Portanto, se estou procurando em meu banco de dados por um aroma químico e ele se enquadra no tipo primário HERBAL , saberei encontrá-lo com um rótulo verde azulado, junto com os outros materiais classificados como HERBAL. Aqui estão os nomes das famílias dos aromas em suas respectivas cores.

Aldeído

Ambery

Couro / animálico

Aromático

Balsâmico

Citrino

Floral

Frutado

Verde

Erval

Almíscar

Ozônio

Pulverulento

Picante / Madeira

Doce / baunilha

https://essentialoils.co.za/

Similar Posts