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Plantas Adaptógenas

O que são ervas adaptogenicas?

Nenhum de nós está imune às pressões da vida moderna, sejam os prazos de trabalho, o deslocamento diário ou simplesmente nunca ter horas suficientes no dia.

O executivo de Saúde e Segurança estima que em 2014/15 o estresse foi responsável por 35% de todos os casos de doença relacionados ao trabalho e 43% de todos os dias de trabalho perdidos devido a problemas de saúde.

Nossos corpos também estão regularmente expostos a estresse físico e tóxico também – de produtos químicos domésticos, pesticidas em nossos alimentos, poluentes no ar, carnes intensamente cultivadas e açúcar refinado, para citar apenas alguns.

Tudo isso pode sobrecarregar a capacidade do corpo de lidar com insônia, cansaço, ansiedade, depressão e até doenças físicas.

Felizmente, existem algumas ervas rejuvenescedoras incríveis que podem ajudar. Estes são os adaptogens incríveis.

Então, quais são as ervas adaptogenicas?

Bem, a pista é o nome deles. Eles literalmente ajudam o corpo a se adaptar, ajustar e recalibrar-se, dependendo do ambiente emocional e físico. Então, por exemplo, eles podem ajudar a se acalmar em momentos de estresse. Eles podem trazer a paz para uma mente de corrida no meio da noite. Eles podem dar clareza quando tudo ao redor está em turbulência. Eles podem dar energia quando estamos cansados.

O termo adaptogen foi introduzido na literatura científica pelo toxicologista russo Nikolay Lazarev em 1957 para se referir a “substâncias que aumentam o estado de resistência não específica” no estresse. Em geral, um adaptogen deve ter os quatro ‘Ns’

  1. Nutrir – trazer força nutritiva
  2. Normalização – aumentar o que é baixo e diminuir o que é alto (por exemplo, energia, estresse)
  3. Não específico – atua em várias partes do corpo ao mesmo tempo
  4. Não tóxico – ser completamente seguro quando usado por longos períodos de tempo.

Então, como funcionam as ervas adaptogênicas?

Adaptogens aliviam o estresse, modulando a liberação de hormônios do estresse das glândulas supra-renais. Como modificadores da resposta biológica (BRMs) adaptogens restauram a função imune inata do organismo e ajudam o corpo a se adaptar a diferentes estressores. Isso lhes dá uma atividade preventiva e protetora, bem como curativa, na imunidade comprometida.

Reabastecendo nossa imunidade mais profunda e regulando nossa resposta ao estresse, adaptogens reabastecer a fonte de saúde e vitalidade e são verdadeiros tônicos rejuvenescedores ajudando a:

  • Melhorar o bem-estar geral
  • Aumentar a energia
  • Otimizar a função do órgão
  • Reduza a resposta ao estresse
  • Aumentar a força interior
  • Melhore os níveis de açúcar no sangue
  • Otimize a síntese de proteínas
  • Reduzir os níveis de cortisol inflamatório
  • Melhorar as taxas de colesterol
  • Regular o equilíbrio hormonal

Muitas vezes me admiro com o fato de que existem plantas que podem fazer tudo, sim, todas essas coisas – e há muitas. Aqui estão três dos meus favoritos.

1. Ashwagandha 

A erva perfeita para o século XXI , uma vez que acalma e energiza, ajudando-nos a adaptar-se às tensões da vida diária. É útil para auxiliar o sono profundo e acalmar a tensão nervosa. Sua capacidade de reabastecer o sangue, aumentar os nutrientes e construir a resistência óssea torna indispensável em distúrbios de degeneração e envelhecimento. Sua afinidade pelos sistemas adrenal, endócrino e nervoso aponta para seu uso em qualquer desequilíbrio que afete nossa energia ou vitalidade.

Suplementos de Pukka para experimentar:
Wholistic ™ Ashwagandha capsules

Descubra  como nós obtemos, cultivamos e colhemos ashwagandha .

2. Tulsi – manjericão santamente

Este membro frondoso da família das mentas é conhecido na mitologia hindu como uma encarnação da Deusa Tulsi, oferecendo proteção divina. Além de aumentar a circulação, auxiliar a digestão e ajudar a proteger contra o mal-estar sazonal, o manjericão sagrado também é bom para acalmar as mentes ocupadas.

Chás Pukka e suplementos para experimentar:
Wholistic ™ Santo Basil cápsulas
Tulsi Clarity Tea

3. cúrcuma 

O super-tempero por excelência. Rico em flavonóides e com mais de 6.000 estudos clínicos atestando sua capacidade de proteger e nutrir o corpo, previne o envelhecimento, melhora a circulação, reduz a inflamação, cura feridas e protege o fígado e os intestinos. Ele ganhou a reputação de um dos remédios mais potentes da natureza para muitos dos desafios atuais de saúde.

Suplementos e chás Pukka para experimentar:
Cápsulas Wholistic ™ Turmeric
Chá de açafrão-da-terra

Finalmente, talvez nosso maior amigo rejuvenescedor esteja soltando o cabelo e descascando de rir. Há um grande ditado hindu que diz: “Há remédio para 100 problemas, mas o riso é meu melhor amigo de cura!” 

eskymaks – Getty Images / iStockphoto

Adaptogens são uma palavra de ordem no mundo do bem-estar, surgindo em todos os lugares, desde bares de suco até blogs de estilo de vida. Mas o que são ervas adaptogênicas, exatamente? Aqui está o que você precisa saber.

O que são adaptogens?

Os adaptógenos são plantas não tóxicas que são comercializadas para ajudar o corpo a resistir a estressores de todos os tipos , sejam físicos, químicos ou biológicos. Essas ervas e raízes têm sido usadas há séculos nas tradições de cura chinesa e ayurvédica, mas hoje elas estão tendo um renascimento. Alguns, como o manjericão, podem ser comidos como parte de uma refeição, e alguns são consumidos como suplementos ou transformados em chás.

Cada um afirma fazer algo um pouco diferente, mas no geral, “adaptogens ajudam seu corpo a lidar com o estresse”, diz a Dra. Brenda Powell, diretora médica do Centro de Medicina Integrativa e Estilo de Vida do Instituto de Bem-Estar da Cleveland Clinic. “Eles estão destinados a nos trazer de volta para o meio.”

Os adaptogens realmente funcionam?

Os proponentes acreditam que sim, embora mais pesquisas sejam necessárias. Os adaptógenos podem fazer pelas glândulas supra-renais o que o exercício faz pelos músculos, diz Powell. “Quando nos exercitamos, é um estresse em nosso corpo. Mas, à medida que continuamos a treinar e a nos exercitar, nosso corpo se torna melhor em lidar com o estresse do mesmo, de modo que não mais ficamos tão cansados ​​ou com uma freqüência cardíaca alta ”, diz ela. Quando você toma adaptogens, enquanto isso, “você está treinando seu corpo para lidar com os efeitos do estresse”.

Powell diz que as plantas fazem isso interagindo com o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA) e o sistema simpático-adrenal, ambos os quais estão envolvidos na resposta do corpo ao estresse. Os adaptógenos podem ajustar a produção hormonal e as respostas fisiológicas ao estresse para garantir que o seu corpo – da mente ao sistema imunológico e aos níveis de energia – funcione como deveria, diz Powell.

Dito isso, não há muita pesquisa científica sobre como os adaptogênicos afetam a saúde humana. A maioria dos estudos foi realizada em animais ou em amostras de células humanas; mesmo aqueles que foram publicados tendem a aparecer em pequenos jornais de nicho. E embora haja muita pesquisa para sugerir que o que você come afeta sua saúde, desde reduzir a inflamação até ajudá-lo a dormir melhor , é cedo demais para dizer se os adaptógenos podem ter um efeito tão direto e significativo sobre o corpo.

Quais são as melhores ervas adaptogênicas?

Cada adaptógeno tem uma função ligeiramente diferente, então o melhor para você depende da doença específica que você está enfrentando, diz Powell. Aqui estão alguns adaptogens comuns e o que eles afirmam ser bom.

  • Adaptogens para o estresse a longo prazo: Powell recomenda ashwagandha e ginseng asiático para aliviar as fontes de estresse a longo prazo e os desequilíbrios hormonais que podem resultar dele. Algumas pesquisas sugeriram que o manjericão sagrado, ou tulsi, pode ajudar a diminuir os níveis de estresse.
  • Adaptogens para estresse agudo e ansiedade: Algumas pesquisas sugerem que o ginseng siberiano (também conhecido como eleutherococcus senticosus ), rhodiola e schisandra podem ajudar a mediar respostas de estresse de luta ou fuga. As pessoas usam o ginseng siberiano para estimular o sistema imunológico, a resistência física e a saúde sexual; acredita-se que a rhodiola melhore a energia, o desempenho físico e a memória; e schisandra é pensado para melhorar a função do fígado e problemas gastrointestinais. Uma grande advertência: há muito pouca pesquisa humana para respaldar essas afirmações. Muito mais pesquisas são necessárias.
  • Adaptogens para a saúde imunológica : Reishi e ginseng foram encontrados em alguns pequenos estudos para aumentar a imunidade.

Como você adiciona adaptogens à sua dieta?

Se você estiver procurando por uma dose direta de ervas, você pode beber chás adaptogen ou combinar tinturas com água. Para adicionar adaptogens aos alimentos que você já está comendo, você pode comprar um pó pré-misturado para apimentar tudo, de smoothies a sopas a molhos de salada.

E quanto aos suplementos adaptogênicos?

Alguns adaptogens podem ser tomados como cápsulas. Apenas tenha certeza que você sabe o que está recebendo, alerta Powell. “Muitas empresas de suplemento colocam pequenas quantidades disso e daquilo em uma pílula”, diz ela. “Eu acho que eles estão apenas assumindo ou desejando um efeito sinérgico.”

Suplementos em geral também são notoriamente sub-regulados e, em muitos casos, duvidosamente eficazes e potencialmente perigosos.

Os adaptógenos têm efeitos colaterais?

Você deve conversar com seu médico antes de adicionar adaptogens à sua dieta ou rotina. Um estudo de 2018 descobriu que os suplementos fitoterápicos comuns podem interagir negativamente com medicamentos prescritos, e muitas pessoas não contam aos médicos quais remédios sem receita e suplementos estão tomando.

Powell diz que há poucas evidências que sugerem que os adaptógenos podem causar efeitos colaterais ou problemas de saúde – embora, como qualquer planta, possam ser alergênicos ou causar desconforto gastrointestinal para algumas pessoas. Ela também diz que há pouca pesquisa a longo prazo sobre os efeitos dos adaptógenos no corpo ao longo do tempo.

Embora seja provavelmente seguro para a maioria das pessoas tomar adaptogens, Powell diz que fazer isso pode ser mais um curativo do que uma cura. “As pessoas estão basicamente querendo tomar esses adaptogens o tempo todo para o estresse crônico que eles não estão gerenciando de outra forma”, diz Powell. Embora “seja mais fácil tomar uma pílula do que mudar seu estilo de vida”, Powell diz que chegar à raiz do estresse é mais saudável a longo prazo.

 

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