Chás - Planta do Chá - Camellia Sinensis & Erva Mate - Ilex paraguariensis

Roda de Aromas e Sabores do Chá

Roda de Aromas e Sabores do Chá

Editado de: https://chaarteevida.blogspot.com/

Existem diversos alimentos e bebidas que são preparados de forma especial, degustados com muita atenção, e consequentemente demandam um vocabulário específico para descrever seus sabores. As rodas de sabores ajudam a identificação de tais sensações além de padronizarem alguns termos que facilitam na hora da troca de experiências. A Twinings, conhecida fabricante de chás inglesa, possui uma roda de sabores para o chá (em inglês) que pode ser vista logo abaixo:
O trocadilho é infame mas a roda de sabores é uma “mão na roda” para quem está começando no mundo das degustações de chá. Em meu workshop, quando ensino sobre este assunto, sempre incentivo a “coisificação” dos sabores para justamente conseguirmos compreender exatamente qual o aroma e gosto  que estamos sentindo e para que ele seja totalmente compreendido também por outra pessoa (incluindo até a coloração das infusões). Como a experiência de uma degustação é pessoal, não podemos nos prender somente às rodas, tentando sempre buscar além da teoria.
Tea Flavour Wheel (Multi-Language) - Australian Tea MastersAbaixo tem outras rodas de sabores (todas em inglês) que são super interessantes e podem nos ajudar a compreender melhor os aromas fascinantes que existem por aí (clique nas imagens para ampliar):
Roda de sabores do charuto. Fonte: cigarinspector.com
Roda de sabores da cerveja. Fonte: pinterest.com/pin/140033869635451351/
Roda de sabores do café. Fonte: counterculturecoffee.com
Roda de sabores do vinho. Fonte: aromaster.com
Roda de sabores do chocolate. Fonte: pinoychocophile.blogspot.com

Similar Posts