Chás - Planta do Chá - Camellia Sinensis & Erva Mate - Ilex paraguariensis Uncategorized

Tisanas e Infusão Herbais

O que é uma Tisane?

Chá de menta fresca
Editado de: https://www.thespruceeats.com/

Os chás de ervas – também chamados de tisanas – são uma parte importante do mundo do chá, mas você sabia que não são chás tecnicamente ? O que é comumente referido como um “chá de ervas” é na verdade uma infusão ou decocção feita de uma planta diferente da  Camellia sinensis – a planta da qual os  verdadeiros chás  (chá verde, preto, oolong, branco, amarelo, escuro) são feitos. Por esse motivo, há uma tendência ao uso de termos como “tisane” (pronuncia-se chá-zahn), “botânico” ou “infusão”.

As tisanas não contêm cafeína e podem ser servidas quentes ou frias. Os chás de ervas têm uma longa história, que remonta à China e ao Egito antigos, onde as tisanas eram consumidas para fins medicinais e prazeres.

Como fazer chá caseiro de gengibre

 

Tipos de Tisanes

As tisanas são geralmente classificadas de acordo com a parte da planta de onde vêm. Aqui estão alguns exemplos de cada uma das principais categorias de tisanas:

  • Folha tisanas: erva-cidreira, hortelã, erva-cidreira e verbena francesa
  • Tisanas de flores: rosa, camomila, hibisco e lavanda
  • Tisanas de casca: canela , olmo e cereja preta
  • Tisanas de raiz: gengibre , equinácea e chicória
  • Fruta / tisana de bagas: framboesa, mirtilo, pêssego e maçã
  • Semente / especiarias tisanas : cardamomo , cominho e erva-doce

Às vezes, as tisanas são feitas de uma mistura de tipos de plantas ou de várias partes da mesma planta. Ocasionalmente, as tisanas são feitas de musgo, caules ou outra matéria vegetal. Kombuchá é frequentemente classificado como uma tisana, mas é tecnicamente uma colônia simbiótica de leveduras e bactérias (ou “SCOBY”).

Os tisanos também podem ser classificados como medicamentos. Embora muitas tisanas sejam ricas em antioxidantes e nutrientes, algumas têm uma longa história de uso medicinal; outros são normalmente consumidos para simples prazer. Os “chás desintoxicantes” são uma categoria popular de tisanas medicinais.

 

Como fazer Tisanes

A maioria das tisanas deve ser preparada como infusão ou decocção . As infusões são a forma como fazemos o chá – despejando água fervente sobre a matéria vegetal, também chamada de maceração. Decocção é o método de colocar o material vegetal em água fervente, o que libera mais óleos essenciais e sabor. As decocções são freqüentemente usadas para matéria vegetal com superfícies duras ou áreas de superfície menores. Por essa razão, as tisanas de folhas, flores e sementes são geralmente mergulhadas (infusões), enquanto as tisanas de casca, raiz e frutos são geralmente preparadas como decocções.

Os tempos e proporções de fabricação das tisanas variam amplamente. Eles podem durar de dois minutos ou até 15 minutos, e podem exigir apenas uma pitada de material vegetal por xícara de água ou até várias colheres de sopa por xícara. Felizmente, a maioria dos fornecedores fornecerá instruções para cada tipo que oferecem.

Se sua tisana vier com instruções de preparo, use-as e ajuste as quantidades / tempo de acordo com seu gosto. Caso contrário, pergunte ao seu fornecedor ou pesquise online as instruções para aquela tisana em particular.

Similar Posts