Masala, Garan Masala, Colar de condimentos, Misturas de especiarias e lista de especiarias
De uso geral, as ervas são plantas com propriedades salgadas ou aromáticas utilizadas para dar sabor e guarnecer alimentos, para fins medicinais ou para fragrâncias; excluindo vegetais e outras plantas consumidas como macronutrientes.
O uso culinário normalmente distingue ervas de especiarias.
As ervas geralmente se referem às partes verdes folhosas ou com flores de uma planta (frescas ou secas), enquanto as especiarias são geralmente secas e produzidas a partir de outras partes da planta, incluindo sementes, cascas, raízes e frutos.
As ervas têm uma variedade de usos, incluindo culinário, medicinal e, em alguns casos, espiritual.
O uso geral do termo erva difere entre ervas culinárias e ervas medicinais; no uso medicinal ou espiritual, quaisquer partes da planta podem ser consideradas como ervas, incluindo folhas, raízes, flores, sementes, casca de raiz, casca interna (e câmbio), resina e pericarpo.
A palavra herb é pronunciada / hɜːrb / no inglês da Commonwealth, mas / ɜːrb / é comum entre falantes de inglês da América do Norte e de outras regiões onde ocorre queda de h.
Na botânica, a palavra erva é usada como sinônimo de planta herbácea.
Quando uma certa combinação de ervas ou especiarias é exigida em uma receita, é conveniente misturar esses ingredientes de antemão.
Misturas como pimenta em pó, curry em pó, ervas da Provença, sal de alho e outros sais temperados são tradicionalmente vendidos pré-fabricados em mercearias e, às vezes, misturas para assar como especiarias para torta de abóbora também estão disponíveis.
Pimenta em pó (também conhecida como pimenta, pimenta ou, alternativamente, pimenta em pó) é a fruta seca e pulverizada de uma ou mais variedades de pimenta, às vezes com a adição de outras especiarias (onde também é conhecido como mistura de pimenta em pó ou mistura de temperos com pimenta).
É usado como um tempero (ou mistura de temperos) para adicionar pungência (picante) e sabor aos pratos culinários.
No inglês americano, a grafia é geralmente chili; no inglês britânico, chili (com dois ls) é usado consistentemente.
O pó de pimentão é usado em muitas cozinhas diferentes, incluindo americana (particularmente Tex-Mex), chinesa, indiana, coreana, mexicana, portuguesa e tailandesa.
Uma mistura de chili em pó é o principal sabor do chili con carne americano.
O curry em pó é uma mistura de especiarias originária do subcontinente indiano.
Descobriu-se que misturas de especiarias estavam em uso há quase 4.000 anos, com ingredientes essenciais como gengibre, alho e açafrão, durante os dias da Civilização do Vale do Indo.
A cúrcuma é freqüentemente usada para dar sabor ou dar cor aos pós de curry.
Masalas são misturas de especiarias originárias do subcontinente indiano, tradicionalmente usadas para preparar caril indiano.
O curry em pó, disponível em alguns mercados ocidentais, é uma mistura comercial de especiarias, comparável à mistura de especiarias tradicionalmente usada conhecida como garam masala no subcontinente indiano.
É concebido como um ingrediente pronto para replicar o sabor do kari ou do molho indiano em um prato.
Foi vendido pela primeira vez por mercadores indianos a comerciantes coloniais britânicos, resultando na exportação de uma versão derivada da mistura indiana de especiarias, em uma forma pronta para os britânicos como ajudante na preparação de um curry geral.
O curry em pó, vendido a comerciantes britânicos, era usado como ingrediente em livros de receitas britânicos do século XVIII e estava disponível comercialmente no final do século XVIII, com marcas como Crosse & Blackwell e Sharwood’s persistindo até o presente.
Comerciantes britânicos introduziram o pó no Japão Meiji, em meados do século XIX, onde ficou conhecido como curry japonês.
Herbes de Provence (francês: [ɛʁb də pʁɔvɑ̃s]; provençal: èrbas de Provença) é uma mistura de ervas secas considerada típica da região da Provença, no sudeste da França.
Anteriormente apenas um termo descritivo, os blends comerciais começaram a ser vendidos com esse nome na década de 1970.
Essas misturas geralmente contêm salgados, manjerona, alecrim, tomilho e orégano.
As folhas da alfazema também fazem parte dos produtos do mercado norte-americano.
A mistura de ervas é normalmente usada com alimentos grelhados e ensopados.
O sal de alho é um sal temperado feito de uma mistura de alho seco e moído e sal de mesa com um agente antiaglomerante (por exemplo, silicato de cálcio).
Na sua forma mais básica, é feito combinando 3 partes de sal e 1 parte de alho em pó seco por volume, ou 6 partes de sal e 1 parte de alho em pó por peso.
O sal temperado é uma mistura de sal de cozinha, ervas, especiarias, outros aromas e, às vezes, glutamato monossódico (MSG).
É vendido em supermercados e é comumente usado em lojas de peixe e batatas fritas e outras lojas de alimentos para viagem.
O sal temperado costuma ser o tempero padrão em alimentos como frango, batata frita, frutos do mar fritos e batatas.
O tempero da torta de abóbora, também conhecido como tempero da abóbora, é uma mistura de tempero americana comumente usada como ingrediente na torta de abóbora.
O tempero da torta de abóbora é semelhante ao tempero misto britânico e da Commonwealth.
Geralmente é uma mistura de canela em pó, noz-moscada, gengibre, cravo e, às vezes, pimenta da Jamaica.
Também pode ser usado como tempero na culinária geral.
Essas misturas de especiarias também são facilmente feitas pelo cozinheiro doméstico para uso posterior.
Masala
Masala é um termo do subcontinente indiano para uma mistura de especiarias em certas proporções (do urdu masalah, via árabe masalih).
Um masala pode ser uma combinação de especiarias secas (e geralmente torradas a seco) ou uma pasta (como vindaloo masala) feita de uma mistura de especiarias e outros ingredientes – geralmente alho, gengibre, cebola, pasta de pimenta e tomate.
A torrefação a seco é um processo pelo qual o calor é aplicado a alimentos secos sem o uso de óleo ou água como suporte.
Ao contrário de outros métodos de calor seco, a torrefação a seco é usada com alimentos como nozes e sementes, além de alguns insetos comidos, como grilos domésticos.
Os alimentos torrados a seco são mexidos à medida que são torrados para garantir um aquecimento uniforme.
A torrefação a seco pode ser feita em uma frigideira ou wok (uma forma comum de preparar temperos em algumas cozinhas), ou em uma torrefadora especializada (como é usado para grãos de café ou amendoim).
A torrefação a seco muda a química das proteínas dos alimentos, alterando seu sabor e realça o aroma e o sabor de algumas especiarias.
As especiarias torradas são geralmente preparadas adicionando várias ervas, especiarias e açúcares na frigideira e assando até dourar.
Alimentos torrados a seco comuns incluem manteiga de amendoim, que é feita de amendoim que foi torrado a seco, chá, que é feito de folhas de chá que foram torradas a seco (imediatamente após a colheita ou após a fermentação) e café e chocolate, que são feitos de grãos de café torrados e grãos de cacau torrados, respectivamente.
Uma pasta alimentar é uma suspensão coloidal semilíquida, emulsão ou agregação usada na preparação de alimentos ou comida diretamente para barrar.
As pastas costumam ser altamente condimentadas ou aromáticas, costumam ser preparadas bem antes do uso real e costumam ser feitas em conserva para uso futuro.
As pastas comuns são algumas conservas de frutas, pastas de curry e pastas de nozes.
Puré são pastas alimentares feitas de ingredientes já cozidos.
Algumas pastas alimentares são consideradas condimentos e são utilizadas diretamente, enquanto outras são transformadas em molhos, que são mais líquidos do que pastosos.
Ketchup e mostarda preparada são pastas usadas diretamente como condimentos e ingredientes de molhos.
Muitas pastas alimentares são uma etapa intermediária na preparação dos alimentos. Talvez a mais notável dessas pastas intermediárias de alimentos seja a massa.
Uma pasta feita de gordura e farinha e muitas vezes caldo ou leite é um importante intermediário para a base de um molho ou um aglutinante para recheio, seja chamado de beurre manié, roux ou panada.
A pasta de sagu é uma etapa intermediária na produção da farinha de sagu e da farinha de sagu a partir da palmeira.
Os alimentos para bebês e adultos que perderam os dentes costumam ser preparados como pastas alimentares.
A comida para bebês costuma ser muito branda, enquanto os adultos mais velhos costumam exigir mais picante em suas pastas de alimentos.
Vindaloo ou vindalho é um prato de caril indiano baseado na carne de vinha d’alhos, prato português, muito apreciado em Goa, Vasai, Konkan, Kerala e outras partes da Índia.
É conhecido mundialmente em sua forma de British Indian como um grampo da casa de curry e menus de restaurantes indianos, e muitas vezes é considerado um prato picante ardente.
Geralmente é feito com carne de porco, mas pode ser feito com boi, carneiro, frango ou tofu.
Frango tikka masala é um prato de pedaços de frango marinado assado (frango tikka) em um curry temperado.
O curry é geralmente cremoso e de cor laranja.
Frango tikka masala é composto por frango tikka, pedaços desossados de frango marinado em especiarias e iogurte que são assados no forno, servidos em um molho cremoso de curry.
Molho de tomate e coentro é comum, mas nenhuma receita de frango tikka masala é padrão; uma pesquisa descobriu que de 48 receitas diferentes, o único ingrediente comum era frango.
O molho geralmente inclui tomates (freqüentemente como purê), creme, creme de coco e uma mistura de especiarias masala.
O molho e os pedaços de frango podem ser tingidos de laranja com alimentos como açafrão, páprica, purê de tomate ou com corante alimentar.
O prato tem semelhanças com o frango amanteigado, tanto no método de criação quanto no aspecto.
Os masalas são usados extensivamente na culinária indiana para adicionar tempero e sabor, mais familiar para a culinária ocidental em tikka masala de frango e curry de frango.
Outras cozinhas do sul da Ásia, incluindo Bangladesh, Nepal, Paquistão e Sri Lanka, e cozinha do sudeste asiático, como birmanesa, usam regularmente misturas de especiarias.
Lista de misturas de especiarias
• Adobo, uma mistura de especiarias usada na Espanha e na América Latina
• Advieh, uma mistura de especiarias usada na culinária iraniana e mesopotâmica
• Afrinj, uma mistura etíope que é mais suave do que berbere ou mitmita
• Tempero de torta de maçã, geralmente canela, noz-moscada e pimenta da Jamaica
• Bafat, usado na culinária mangaloriana
• Baharat, usado em todo o Oriente Médio
• Tempero Beau Monde
• Berbere, uma mistura etíope
• Tempero Cajun, uma mistura de especiarias usadas na culinária de Nova Orleans e semelhante ao tempero crioulo
• Pimenta em pó, uma mistura de pimenta vermelha em pó e outras especiarias e ervas, como cominho, orégano e alho, usada na culinária mexicana e tex-mex; não deve ser confundido com pimenta em pó
• Pó de cinco especiarias chinesas, uma mistura de cássia (canela chinesa), anis estrelado, cravo e duas outras especiarias
• Chaat masala, especiarias moídas usadas para dar sabor ao chaat
• Tempero crioulo, uma mistura de especiarias usadas no sul dos Estados Unidos, principalmente em Nova Orleans e na área circundante da Louisiana
• Caril em pó, uma mistura indiana feita de especiarias indianas, como coentro, açafrão, cominho, feno-grego e pimenta malagueta)
• Ervas finas
• Garam masala, mistura de especiarias usada nas regiões do norte do subcontinente indiano
• Alho sal
• Herbes de Provence, uma mistura provençal de tomilho, manjerona, alecrim, manjericão, louro e, às vezes, lavanda
• Havaí, misturas de especiarias moídas iemenitas usadas principalmente para sopas e café
• Húng lìu, uma mistura vietnamita
• Tempero italiano, uma mistura de alecrim, tomilho, manjericão e orégano
• Jerk, um tempero caribenho seco para carnes feitas principalmente com pimenta da Jamaica e pimentas Scotch Bonnet
• Kaala masala, mistura de especiarias negras usada no subcontinente indiano
• Karha, uma mistura de especiarias usada para fazer masala chai, uma forma de chá
• Khmeli suneli, uma mistura usada na Geórgia e na região do Cáucaso
• Pimenta de limão
• Mitmita, uma mistura de pimenta-malagueta africana, cardamomo, cravo e sal
• Mistura de especiarias ou especiarias para pudim, uma mistura britânica de canela, noz-moscada, pimenta da Jamaica e outras especiarias
• Tempero de bife de Montreal, uma mistura de temperos de filés e carnes grelhadas
• Mulling especiarias, uma mistura de especiarias europeias de canela, cravo, pimenta da Jamaica, noz-moscada e frutas secas
• Old Bay Seasoning, uma mistura de temperos de sal de aipo, pimenta-do-reino, pimenta vermelha moída em flocos e páprica originalmente criada em Baltimore e regionalmente popular em Maryland, bem como no Meio-Atlântico e nos Estados do Sul, partes da Nova Inglaterra e Costa do Golfo
• Panch phoron, uma mistura de cinco especiarias de sementes de feno-grego inteiro, nigella, funcho, cominho e mostarda ou radhuni originárias do subcontinente indiano
• Tempero de aves, uma mistura americana de predominantemente sálvia, com salgados, tomilho, manjerona, alecrim e, em alguns casos, semente de aipo, cebola em pó, noz-moscada ou outros temperos, usado para cozinhar frango ou peru
• Tempero de torta de abóbora, uma mistura norte-americana de canela, cravo, gengibre, noz-moscada e pimenta da Jamaica
• Quatre épices, uma mistura francesa de pimenta moída, cravo, noz-moscada e gengibre
• Ras el hanout, uma mistura marroquina que inclui canela e cominho, entre outras especiarias
• Sambar em pó, uma mistura do sul da Índia de sementes de corriandro, sementes de cominho, pimenta vermelha seca, sementes de feno-grego, lentilhas, etc.
• Sal temperado, uma mistura de sal de cozinha, ervas, especiarias e outros aromas
• Sharena sol, uma mistura búlgara de salgados de verão, páprica e sal, com outros ingredientes opcionais
• Shichimi, uma mistura de pimenta vermelha moída, pimenta japonesa, casca de laranja torrada, semente de gergelim preto e branco, semente de cânhamo, gengibre em pó e nori
• Taco temperado
• Tandoori masala, mistura de especiarias originária do subcontinente indiano para carnes cozidas em tandoor
• Thunapaha, uma mistura de especiarias de coentro, cominho e semente de erva-doce usada na cozinha tradicional do Sri Lanka
• Tikka masala uma mistura de especiarias indianas de coentro, cominho, alho, páprica, cardamomo, pimenta, canela, cravo, noz-moscada, gengibre, hortelã e pimenta
• Upama masala, mistura de especiarias indianas para upama
• Vadouvan, versão francesa de um masala indiano
• Yaji, uma mistura de especiarias Hausa para kebabs suya e chichinga tradicionais na África Ocidental do Sahel. Feito de pimenta de caiena, gengibre, amendoim moído, cebola seca e pimenta
• Za’atar, uma mistura do Oriente Médio que é uma erva individual e uma mistura dessa erva com sementes de gergelim e, às vezes, sumagre seco.
Lista de ervas e especiarias culinárias
Especificamente, esses são aditivos para alimentos ou bebidas de origem principalmente botânica, usados em quantidades nutricionalmente insignificantes para aromatizar ou corar.
Esta lista não contém plantas fictícias, como aglaophotis, ou drogas recreativas, como o tabaco.
Esta lista não se aplica a plantas utilizadas principalmente para chás de ervas, nem para produtos vegetais puramente medicinais, como a valeriana.
• Ajwain, sementes de carambola (Trachyspermum ammi) (Paquistão, Sul da Ásia, Índia, Afeganistão, Irã, Egito, Eritreia e Etiópia)
• Akudjura (Solanum centrale) (Austrália)
• Alexanders (Smyrnium olusatrum)
• Alkanet (Alkanna tinctoria), para a cor vermelha
• Pimenta jacaré, especiaria mbongo (mbongochobi), pimenta hepper (Aframomum danielli, A. citratum, A. exscapum) (África Ocidental)
• Pimenta da Jamaica (Pimenta dioica)
• Angelica (Angelica archangelica)
• Anis (Pimpinella anisum)
• Murta de anis (Syzygium anisatum) (Austrália)
• Urucum (Bixa orellana)
• Artemisia (Artemisia spp.)
• Assafoetida (Ferula assafoetida)
• Avens (Geum urbanum)
• Folha de abacate (Persea americana)
• Barberry (Berberis vulgaris e outros Berberis spp.)
• Manjericão, doce (Ocimum basilicum)
• Manjericão, Santo (Ocimum tenuiflorum)
• Manjericão, limão (Ocimum × citriodorum)
• Manjericão, tailandês (O. basilicum var. Thyrsiflora)
• Folha de louro (Laurus nobilis)
• Folha de louro da Índia, tejpat, malabathrum (Cinnamomum tamala)
• Boldo (Peumus boldus)
• Borragem (Borago officinalis)
• Feno-grego azul, melilot azul (Trigonella caerulea)
• Loureiro da Califórnia (Umbellularia californica)
• Caper (Capparis spinosa)
• Cominho (Carum carvi)
• Cardamomo (Elettaria cardamomum)
• Cardamomo, preto; badi ilaichi (Amomum subulatum, Amomum costatum) (Índia, Paquistão)
• Cassia (Cinnamomum aromaticum)
• Catnip (Nepeta cataria)
• Cao guo, cardamomo preto chinês (Lanxangia tsaoko) (China)
• Pimenta caiena (Capsicum annuum)
• Folha de aipo (Apium graveolens)
• Semente de aipo (Apium graveolens)
• Cerefólio (Anthriscus cerefolium)
• Cichοrium spinosum
• Chicória (Cichorium intybus)
• Pimenta malagueta (Capsicum spp.)
• Cebolinha (Allium schoenoprasum)
• Cicely, sweet cicely (Myrrhis odorata)
• Coentro, folhas de coentro, erva de coentro, salsa chinesa (Coriandrum sativum)
• Canela, indonésio (Cinnamomum burmannii, Cassia vera)
• Canela, Saigon ou Vietnamita (Cinnamomum loureiroi)
• Canela, verdadeira ou Ceilão (Cinnamomum verum, C. zeylanicum)
• Canela, branca (Canella winterana)
• Murta-canela (Backhousia myrtifolia) (Austrália)
• Clary, Clary sage (Salvia sclarea)
• Cravo (Syzygium aromaticum)
• Semente de coentro (Coriandrum sativum)
• Coentro, vietnamita (Persicaria odorata)
• Costmary (Tanacetum balsamita)
• Pimenta cubeb (Piper cubeba)
• Cudweed (Gnaphalium spp.) (Vietnã)
• Culantro, culangote, coentro longo, recao (Eryngium foetidum)
• Cominho (cimino de alumínio)
• Folha de curry (Murraya koenigii)
• Planta de curry (Helichrysum italicum)
• Erva de endro ou erva daninha (Anethum graveolens)
• Semente de endro (Anethum graveolens)
• Flor de sabugueiro (Sambucus spp.)
• Epazote (Disphania ambrosioides)
• Funcho (Foeniculum vulgare)
• Feno-grego (Trigonella foenum-graecum)
• Filé em pó, gumbo filé (Sassafras albidum)
• Fingerroot, temu kuntji, krachai, k’cheay (Boesenbergia rotunda) (Java, Tailândia, Camboja)
• Galanga, maior (Alpinia galanga)
• Galanga, menor (Alpinia officinarum)
• Galingale (Cyperus spp.)
• Alho (Allium sativum)
• Cebolinhas de alho (Allium tuberosum)
• Gengibre (Zingiber officinale)
• Gengibre, tocha, bunga siantan (Etlingera elatior) (Indonésia)
• Golpar, hogweed persa (Heracleum persicum) (Irã)
• Grãos do paraíso (Aframomum melegueta)
• Grãos de Selim, pimenta Kani (Xylopia aethiopica)
• Hoja santa, hierba santa, acuyo (Piper auritum) (México)
• Rábano (Armoracia rusticana)
• Houttuynia cordata (Vietnã)
• Huacatay, calêndula mexicana, calêndula de hortelã (Tagetes minuta)
• Hissopo (Hyssopus officinalis)
• Folha de louro da Indonésia, daun salam (Syzygium polyanthum)
• Flores de jasmim (Jasminum spp.)
• Jakhya (Cleome Viscose)
• Jalapeño (cultivar Capsicum annuum)
• Jiaogulan (Gynostemma pentaphyllum)
• Jimbu (Allium hypsistum) (Nepal)
• Juniper berry (Juniperus communis)
• Folhas de lima Kaffir, folhas de lima Makrud (Citrus hystrix) (Sudeste Asiático)
• Kala zeera (ou kala jira), cominho preto (Bunium persicum) (Sul da Ásia)
• Sementes Kawakawa (Macropiper excelsum) (Nova Zelândia)
• Keluak, kluwak, kepayang (Pangium edule)
• Kencur, galangal, kentjur (Kaempferia galanga) (Java, Bali)
• Kinh gioi, bálsamo vietnamita (Elsholtzia ciliata)
• Semente Kokam (Garcinia indica) (confeitaria indiana)
• Korarima, cardamomo etíope, falso cardamomo (Aframomum corrorima) (Eritreia)
• Folhas Koseret (Lippia abyssinica) (Etiópia
• Kudum Puli (Garcinia gummi-gutta)
• Lavanda (Lavandula spp.)
• Erva-cidreira (Melissa officinalis)
• Casca de ferro limão (Eucalyptus staigeriana) (Austrália)
• Murta-limão (Backhousia citriodora) (Austrália)
• Lemon verbena (Lippia citriodora)
• Capim-limão (Cymbopogon citratus, C. flexuosus e outros Cymbopogon spp.)
• Leptotes bicolor (Paraguai e sul do Brasil)
• Menor calaminta (Calamintha nepeta), nipitela, nepitela (Itália)
• Alcaçuz, alcaçuz (Glycyrrhiza glabra)
• Flor de tília, flor de tília (Tilia spp.)
• Lovage (Levisticum officinale)
• Alfarroba (Ceratonia siliqua)
• Mace (Myristica fragrans)
• Mahleb, mahalepi, cereja St. Lucie (Prunus mahaleb)
• Manjerona (Origanum majorana)
• Mastic (Pistacia lentiscus)
• Menta (Mentha spp.), 25 espécies, centenas de variedades
• Horopito de montanha (Pseudowintera colorata), planta de pimenta (Nova Zelândia)
• Musk mallow, abelmosk (Abelmoschus moschatus)
• Mostarda, preto, planta de mostarda, semente de mostarda (Brassica nigra)
• Mostarda, marrom, planta de mostarda, semente de mostarda (Brassica juncea)
• Mostarda, branco, planta de mostarda, semente de mostarda (Sinapis alba)
• Mostarda, amarela (Brassica hirta = Sinapis alba)
• Chile do Novo México (Capsicum annuum New Mexico Group, também conhecido como Hatch ou Anaheim) que inclui Big Jim, Chimayó e Sandia, e outras cultivares de pimenta.
• Nigella, cominho preto, cominho preto, semente de cebola preta, kalonji (Nigella sativa)
• Njangsa, djansang (Ricinodendron heudelotii) (África Ocidental)
• Noz-moscada (Myristica fragrans)
• Olida (Eucalyptus olida) (Austrália)
• Orégano (Origanum vulgare, O. heracleoticum e outras espécies)
• Orégano, cubano (Coleus amboinicus)
• Orégano, mexicano (Lippia graveolens)
• Raiz de Orris (Iris germanica, I. florentina, I. pallida)
• Flor de Pandan, kewra (Pandanus odoratissimus)
• Folha de Pandan, screwpine (Pandanus amaryllifolius)
• Pápalo (Porophyllum ruderale) (México e América do Sul)
• Paprika (Capsicum annuum)
• Paracress (Acmella oleracea) (Brasil)
• Salsa (Petroselinum crispum)
• Poejo (Mentha pulegium)
• Pimenta, preta, branca e verde (Piper nigrum)
• Pimenta, pimenta brasileira ou rosa (Schinus terebinthifolius)
• Pimenta, Dorrigo (Tasmannia stipitata) (Austrália)
• Pimenta longa (Piper longum)
• Pimenta, montanha, folha de pimenta da Cornualha (Tasmannia lanceolata)
• Peppermint (Mentha piperata)
• Folha de goma de hortelã-pimenta (mergulhos em eucalipto)
• Perilla (Mentha pulegium)
• Deulkkae (sementes de Perilla frutescens)
• Kkaennip (folhas de Perilla frutescens)
• Shiso (folhas Perilla frutescens var. crispa)
• Pimenta peruana (Schinus molle)
• Pipicha, pápalo de folha reta (Porophyllum linaria) (México)
• Semente de papoula (Papaver somniferum)
• Purslane
• Quassia (Quassia amara), tempero amargo em aperitivos e algumas cervejas e vinhos fortificados
• Pó de arroz vermelho (Monascus purpureus) (China)
• Erva de arroz (Limnophila aromatica) (Vietnã)
• Alecrim (Rosmarinus officinalis)
• Rue (Ruta graveolens)
• Cártamo (Carthamus tinctorius), apenas para a cor amarela
• Açafrão (Crocus sativus)
• Sage (Salvia officinalis)
• Salada queimada (Sanguisorba menor)
• Salep (Orchis mascula)
• Sassafras (Sassafras albidum)
• Semente de gergelim, semente de gergelim preto
• Salgado, verão (Satureja hortensis)
• Salgados, inverno (Satureja montana)
• Shiso (Perilla frutescens)
• Silphium, silphion, laser, laserpicium, sorado (cozinha da Roma Antiga, cozinha da Grécia Antiga)
• Sorrel (Rumex acetosa)
• Sorrel, ovelha (Rumex acetosella)
• Hortelã (Mentha spicata)
• Nardo (Nardostachys grandiflora ou N. jatamansi)
• Anis estrelado (Illicium verum)
• Sumac (Rhus coriaria)
• Sweet woodruff (Galium odoratum)
• Pimenta Sichuan, pimenta Sichuan (Zanthoxylum piperitum)
• Estragão (Artemisia dracunculus)
• Pimenta da Tasmânia (Tasmannia lanceolata))
• Tomilho (Thymus vulgaris)
• Tomilho, limão (Thymus citriodorus)
• Cúrcuma (Curcuma longa)
• Baunilha (Vanilla planifolia)
• Voatsiperifery (Piper borbonense) [Madagascar]
• Wasabi (Wasabia japonica)
• Água-pimenta, smartweed (Polygonum hydropiper)
• Agrião (Rorippa nasturtium-aquatica)
• Wattleseed (de cerca de 120 spp. Da Acácia australiana)
• Tomilho selvagem (Thymus serpyllum)
• Erva de salgueiro (Epilobium parviflorum)
• Wintergreen (Gaultheria procumbens)
• Avens de madeira, erva bennet (Geum urbanum)
• Woodruff (Galium odoratum)
• Absinto, absinto (Artemisia absinthium)
• Yerba buena, qualquer uma das quatro espécies diferentes, muitas não relacionadas
• Yarrow (Achillea millefolium)
• Za’atar (ervas dos gêneros Origanum, Calamintha, Thymus e Satureja)
• Zedoário (Curcuma zedoaria)